sexta-feira, março 23, 2007

Cliente BitTorrent da Procare Baixa Arquivos Sozinho

Por Nick Ellis

Se você gosta de baixar arquivos BitTorrent, o Procare eShare ES-8068 vai ser muito útil. Com este cliente BitTorrent você pode baixar arquivos sem usar o seu computador, que pode até ficar desligaado. É só configurar o eShare pelo seu browser, e depois ele se conecta sozinho na Internet pela rede Ethernet para salvar os arquivos em um HD através da USB 2.0. Ele mede 170 x 127 x 35 mm e pesa 210 gramas. Eu preciso muito de um destes para mim!

O Procare eShare ES-8068 é compatível com PCs rodando Windows, e custa US$ 85. Saiba mais no site da Procare.
Via Gizmodo.

Google ajuda África…

Por Peopleware
Microsoft a América Latina!Graças a acordos firmados com o Ministério de Infra-estruturas do Ruanda e com a Rede de Educação do Quénia (Kenet), que representa 32 universidades do país, o portal irá disponibilizar o seu softaware online Google Apps. Os estudantes dos dois países africanos e os representantes do governo do Ruanda passam a ter acesso às ferramentas online do Google, entre as quais correio electrónico, calendários partilhados, serviços de instant messaging e processador de textos, revela um comunicado oficial.

O ministro do Ruanda para a Energia e Telecomunicações, Albert Butare, afirmou que este acordo vem permitir uma cooperação mais fácil entre as várias instituições académicas do país. A Universidade Nacional do Ruanda, o Instituto de Kigali de Educação e o Instituto de Kigali de Ciência e Tecnologia terão acesso ao Google Apps, assim como os vários ministérios do governo do país.

“Esperamos que as pessoas em África tenham o mesmo nível de serviços e de acesso às novas tecnologias que oferecemos em todos o mundo”, declarou Françoise Brougher, responsável pelo projecto de desenvolvimento do mercado na África Sub-Sahariana do Google.

No caso do Quénia, a universidade de Nairobi, com 50।000 estudantes, será a primeira a utilizar o sistema do Google, que será posteriormente estendido a outras universidades do país. Shona Brown, vice-presidente do Google, também se mostrou muito optimista com o projecto e espera facilitar o acesso a serviços gratuitos de correio electrónico, instant messaging e a chamadas de computador para computador noutros países africanos.

De recordar que, em Dezembro de 2006, o Google estabeleceu acordos do mesmo tipo no Egipto, facultando estas ferramentas a cerca de três milhões de estudantes universitários e oito milhões de alunos do ensino secundário.


«Destronar o Office é a missão»


No mês passado, o motor de pesquisa lançou a versão definitiva do seu software online para empresas, com o qual pretende competir directamente com o Office, da rival Microsoft. Segundo estimativas do Google cerca de 100.000 PMEs já utilizam este serviço, sendo que a empresa pretende mantê-lo gratuito para as organizações sem fins lucrativos.

Estes contratos surgem numa altura em que o presidente da Microsoft veio anunciar que a empresa vai beneficiar 80 milhões de pessoas na América Latina com programas e associações que adoptou. Seguindo o mesmo tipo de discurso, Bill Gates sublinhou a importância que as novas tecnologias de informação e comunicação têm para o reforço da competitividade e para o crescimento económico na América Latina e Caraíbas.

Descubra os produtos descontinuados pelo Google

Por Renê Fraga

O Google já lançou diversos produtos e serviços, alguns com sucesso e outros que foram descontinuados. O Google Discovery lista alguns produtos e serviços que já fizeram parte do link “more” do Google.com.

Google Keyboard Shortcuts (2002) - use seu teclado para navegar entre seus resultados de busca.
Google Voice Search (2002) - procure no Google através de uma ligação de telefone. Você não precisa digitar, enquanto usa o reconhecimento de voz do Google.
Google Viewer (2002) - veja os resultados do Google como um slide show. Google Toolbar tem esse recurso, mas não move para o próximo resultado automaticamente.
Google Webquotes (2002) - veja comentários sobre um website.
Google Compute (2002) - um add-on para o Google Toolbar que permite que você use os recursos de seu computador para projetos de pesquisa(este programa funciona somente quando o computador estava hibernado).
Google Answers (2002) - tenha respostas de pesquisadores por um pequeno valor. O produto foi descontinuado em Novembro do ano passado.
Google Search API (2002) - um SOAP API que permitia aos desenvolvedores integrarem os resultados de busca do Google as suas aplicações. O produto está agora ultrapassado.
Google Deskbar (2003) - procure no Google através do seu desktop e veja os resultados em um mini-visualizador. O produto foi integrado ao Google Desktop .
Google X (2005) - uma interface Mac para o Google. A página ficou ativa por apenas um dia e foi removida para evitar processos pela Apple. Não deixe de conferir o espelho mantido pelo Google Discovery.
Google Video (versão inicial) - procure por conteúdo de programas de televisão. Google gravava os programas de televisão e permitia que as pessoas fizessem buscas através do closed caption e imagens do programa. Você não podia assistir videos.

Alguns produtos foram substituídos por outros melhores, outros foram encerrados por fracasso, problemas de copyright e/ou dificuldades técnicas. O interessante é notar que a maioria dos produtos descontinuados foram lançados em 2002.

Quanto vale seus feeds?

Por Marco Túlio
Estava com essa pergunta na cabeça faz alguns dias, qual o valor real dos seus feeds levando em consideração o preço de uma revista de tecnologia, design, programação ou humor. Com os agregadores de notícias você pode assinar diversos sites dos mais variados assuntos com no máximo dois cliques e acompanhar as notícias em tempo real. Eu hoje em dia tenho assinatura da revista INFO, quando pego para ler, vejo que 70% do conteúdo já foi visto em algum site ou blog.
A vantagem que vejo nas revistas hoje em dia é a mobilidade para transportar e ler em qualquer lugar. As vantagens dos feeds são maiores, pois você não tem custo algum (esse é o melhor), você pode ter quantas assinaturas der na telha do assunto que quiser, outro exemplo que ia esquecendo de citar, aqui em Recife no Jornal Folha de Pernambuco tem um caderno de informática que se você tiver assinado uma dúzia de feeds quando bater o olho você vai dizer que já viu isso antes, claro que são matérias de boa qualidade contrario desse texto e com uma linguagem simples de entender, porém para pessoas que acompanham diversos feeds como eu, se tornam ultrapassadas.
O Leo Pinho do TNow nesses últimos dias falou sobre feeds, e comparou a facilidade dos feeds com assinatura de uma revista, eu vou além e afirmo que com assinatura de alguns sites você dispensa a assinatura de qualquer revista. Se você achou interessante e quer aprofundar-se nesse novo veículo de comunicação apontado por muitos como uma das promessas de 2007, aconselho darem uma lida no texto bem mastigado sobre feeds e agregadores do Leo Pinho.

quinta-feira, março 22, 2007

HD externo My Book, da Western Digital

Por Milton Jr.

Unidade de armazenamento externo com 1 TB de capacidade

Assista a apresentação deste produto aqui.

Sinta a sensação de folhar a INFO Exame na tela do PC

Por Milton Jr.
Você, assinante da revista INFO, pode ter todo o conteúdo da INFO direto no computador, com a mesma sensação de folhear as páginas da revista.

É como se você tivesse a INFO nas mãos, mas ela estará na tela do PC ou do laptop, esteja você em Bombaim, Nova York ou Tiradentes. Acesse, leia e informe-se. Se você já era ligado no conteúdo, imagine agora na forma.

Link para Info Digital.

* Disponível apenas para os assinantes da revista a partir de 05/12/2005

Após 34 anos, Gates é diplomado por Harvard

Por Felipe Zmoginski, do Plantão INFO


O criador da Microsoft ingressou em Harvard em 1973. Na universidade, Gates ajudou a desenvolver um interpretador da linguagem BASIC para PCs, uma indústria então incipiente nos Estados Unidos. Na universidade, Gates conheceu Steve Ballmer, atual presidente da Microsoft.
Gates nunca se formou na escola de economia, onde matriculou-se, pois deixou a universidade para trabalhar em tempo integral em sua empresa, a Microsoft.
Depois de 34 anos, a universidade decidiu convidar Gates para um cerimônia, onde o homem mais rico do mundo receberá um diploma honorário de Harvard. A cerimônia está marcada para o dia 7 de junho.

TVA testa WiMAX móvel no Rio de Janeiro

Por Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

A TVA testa, desde o final de 2006, a tecnologia em Curitiba (em parceira com a Samsung) e este mês iniciou testes em São Paulo (em parceria com a Nortel). Agora, em companhia da Motorola, vai testar uma rede no padrão 802.16 e na capital do Rio.

De acordo com a Motorola, o Rio permitirá realizar novos tipos de teste, já que a cidade apresenta uma topografia especial em comparação com São Paulo e Curitiba.

A rede de WiMAX móvel do Rio vai cobrir o centro da cidade e parte da zona. Será a maior rede sem fio da cidade. Durante os testes, usuários selecionados pela Motorola vão experimentar serviços de banda larga sem fio com VoIP, transmissão de dados e multimídia.

A Motorola fornecerá os pontos de acesso (estações radiobase) e equipamentos para os usuários finais (CPE e PCMCIA).

Hacker cria ferramenta que torna qualquer PC um pirata

Por Hugo Ribeiro

Jikto foi criado em Javascript e faz buscas a vulnerabilidades em computadores e redes informáticas, sem que os donos das máquinas onde está instalado saibam.
A ferramenta foi anunciada hoje pelo próprio criador, Billy Hoffman, da empresa de segurança Spy Dinamics.
O Jikto foi criado como uma “prova de conceito” das novas ferramentas utilizadas por piratas e vai ser apresentado na conferência Shmoocon, que reúne vários hackers no final desta semana, em Washington, EUA, informa a Cnet.
O Jikto pode ser instalado à semelhança de um vírus num computador vulnerável e utilizar os recursos desta máquina para procurar na Net outras que se encontram vulneráveis.
Isto sem que o dono da máquina saiba e ilibando o verdadeiro pirata que, depois, recebe os dados recolhidos pelo Jikto em forma de relatório.
Com este processo, os piratas podem arregimentar vários “batedores” em vários pontos do mundo para a pesquisa de dados sobre máquinas vulneráveis.
Aplicações que fazem a busca de vulnerabilidades na Net não são propriamente uma novidade – mas no caso de Jikto, há a originalidade de se instalar no browser e manter os verdadeiros autores da “maldade” sob o anonimato.

quarta-feira, março 21, 2007

Quer trabalhar em casa?

Por Aline Brandão

A política de home office está se tornando mais e mais comum no Brasil. Quem pode aderir e o que é necessário para que o trabalho remoto funcione?
Desde 2001, o TI Master vem acompanhando o aumento no número de empresas e profissionais utilizando o teletrabalho (trabalho à distância). À medida que avança a tecnologia necessária para esse modelo, preconceitos vão sendo deixados de lado e o home office vai se tornando cada vez mais popular aqui no Brasil.
“Já é uma realidade, mas ainda não tem massa crítica. Vários executivos já trabalham com isso, mas a maioria dos profissionais ainda fica no escritório – diz o Diretor de Marketing da Polycom para América Latina e Caribe, Pierre Rodrigues.
Para o Gerente Regional da Linksys (subdivisão da Cisco), Emerson Yoshimura, o maior obstáculo ao teletrabalho é mesmo cultural. “A barreira cultural é grande, tanto no mundo profissional quanto no familiar. A tecnologia já permite fazer home office, mas há empresas que ficam satisfeitas se o funcionário passa 8 horas por dia no trabalho e não medem a produtividade. Falta o modelo executivo: trabalhar por produtividade é diferente de trabalhar por carga horária – explica.
Na Symantec, onde 90% dos funcionários trabalham em notebooks, a política existe desde 2003 e é dividida em três diferentes categorias: o home office Casual, usado por funcionários que têm escritório nas dependências da empresa e ocasionalmente utilizam o escritório em casa; o home office Oficial, dos funcionários que trabalham sempre remotamente; e ainda o home office Executivo, para cargos de diretoria e presidência.
“Com o advento da banda larga e o aumento do uso de notebooks, a maioria dos funcionários passou a ter essa possibilidade. Alguns tipos de tarefas são mais produtivas fora do ambiente de trabalho, sem telefones tocando e colegas parando na sua mesa – afirma o Gerente de Marketing da Symantec Brasil, Christopher Cook.

Serviços Web 2.0 desenvolvidos no Brasil

Por IDG Now!

A Web 2.0 brasileira cresceu e multiplicou. Há cerca de um ano, eram raros os serviços disponíveis. Hoje, é difícil fazer uma seleção sem cometer injustiças.O site IDG Now fez uma lista com 13 sites da Web 2.0 desenvolvidos por brasileiros. Nesta lista você vai encontrar sites de mídia e favoritos sociais, despesas pessoais online e aplicativos para empresas, entre muitos outros. A ordem dos serviços é a alfabética.
O Apontador, site da primeira fase de internet, adaptou-se à Web 2.0. Ao estilo dos principais serviços de mapas, ele traz imagens de satélites e permite navegar pelas páginas apenas clicando e carregando.
Os concorrentes do Aprex são o Google, a Microsoft e Yahoo, as três maiores empresas de internet do mundo. Nada que desanime os fundadores do serviço, uma das mais bem-sucedidas investidas de brasileiros na área de aplicativos online.Os serviços online são calendário, lista de contatos, tarefas, disco virtual, blogs, enquetes, apresentações e e-mail marketing (as duas últimas ainda em beta).
O Blogblogs acabou de ganhar uma nova versão. O principal diretório de blogs brasileiros, desenvolvido por Manoel Lemos em um trabalho solitário, incorporou recursos, criou rankings e ficou mais parecido com o Technorati, o seu modelo de inspiração.
Esse é o serviço de Web 2.0 que maior repercussão conseguiu fora do Brasil. O Boo-box, que associa imagens e palavras a sites de comércio eletrônico, foi destaque no TechCrunch, considerado a principal referência do ramo internacionalmente.
Você já ouvir falar de rede social, mídia social e outras formas de colaboração que estão surgindo na esteira da Web 2.0, não? E comércio social? Que tal dar uma olhada no Camiseteria, do blogueiro e um dos pioneiros da Web 2.0 nacional, Fábio Seixas.O Camiseteria é um site que vende camisetas com estampas feitas pelos próprios usuários, que enviam pela internet e passam pelo crivo dos internautas em uma votação aberta.
A burocracia é um monstro feito sob medida para os contadores. Mas esse demônio começa a ser domado por um preço razoável e com controle total pela Web.O Debit não é um serviço para usuários finais, mas sim para pequenas e médias empresas e profissionais liberais.
Ninguém percebeu, mas a poderosa editora Abril está fazendo um teste na Web 2.0, usando a base de dados de bares e restaurantes da Veja São Paulo.O modelo é simples. Os usuários podem procurar bares e restaurantes, mas não incluir os seus preferidos. Os internautas registrados podem criticar, comentar e indicar um local.
Você não precisa garimpar muito para saber qual é a inspiração do Garimpar, um site de favoritos sociais, cujo modelo é baseado do del.icio.us, serviço popular entre os norte-americanos e também entre os brasileiros.A idéia é simples. Em vez de guardar os seus favoritos na desktop, o serviço permite que eles sejam salvos na internet, classificados com etiquetas, chamadas na Web 2.0 de tags. Assim, de qualquer lugar, você pode acessar o conteúdo.
Criado pela parceria entre o chairman do iCommons, Ronaldo Lemos, o antropólogo Hermano Vianna e o advogado Marcelo Zacchi, o OverMundo é considerado o primeiro site apoiado pelo Governo a explorar a Web 2.0.Definida por Lemos como “jornalismo cidadão”, a iniciativa permite que usuários publiquem textos de assuntos diversos, que carregam a licença Creative Commons e tragam a mínima relação com cultura nacional.
Na primeira fase da internet, durante o ano 2000, um bom plano de negócios envolvia um serviço para o mercado latino-americano, modelo consagrado pela StarMedia, e a abertura de capital na Nasdaq, modelo consagrado pela StarMedia.
Não faltam candidatos ao Digg nacional. Entre eles, EuCurti, Linkk e OutroLado. Nenhum deles ainda chegou perto do Rec6, que foi adotado principalmente pela comunidade de tecnologia.Além de um visual mais limpo, próprio do estilo de design da Web 2.0, o Rec6 é mais rápido e fácil de se cadastrar que seus pares. Além disso, foi incorporando ferramentas que o torna ainda melhor.
Se o mês é grande demais para caber no seu salário, está na hora de controlar e saber quais são os seus gastos. Essa é a proposta do Spesa, um aplicativo que ajuda a controlar as despesas pessoais.
Você não pode imaginar o quanto é dura, e quente, a vida nos trópicos. Pegue o exemplo do Videolog, que em dezembro anunciou acordo com o portal UOL.O Videolog surgiu nove meses antes do YouTube e com o mesmo conceito que levou o site de compartilhamento de vídeos norte-americano a ser adquirido pelo Google por 1,6 bilhão de dólares em 2006.

Revistas OnLine

Por Milton Jr.

Aqui estão relacionados alguns sites onde quem gosta de acompanhar o mundo da informática pode estar se atualizando. São sites de algumas Revistas de informática, onde umas podem ser baixadas no formato PDF, outras podem ser lidas no próprio site na íntegra.
Espero que gostem da dica.
Postem comentário para eu saber o que vocês leitores do Startups querem ler e se alguém souber de links de revistas que julgam serem interessantes, postem.

Lista de Revistas:

Developers Magazine

Guia do Hardware.net

Revista Linux

Revista Programar

Channel World

Digital Designer

PHP Magazine

terça-feira, março 20, 2007

Mouse completa 45 anos; confira a evolução

Por G1, São Paulo
Em 1962, inventor descreveu aquilo que viria a se tornar o mouse. Acessório foi criado por Douglas Engelbart para facilitar manuseio de dados.
Em 1962, Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa Stanford, nos EUA, descreveu aquilo que viria a se tornar o mouse, um acessório que transformou a maneira como os internautas interagem com os computadores. Com esse protótipo nada ergonômico da foto ao lado, o inventor norte-americano tinha o objetivo de mudar a maneira como as pessoas manuseavam informações contidas em computadores.

Clique aqui para ver fotos da evolução do mouse
A idéia nasceu muito vaga, descrita no estudo “Augmenting Human Intellect: A Conceptual Framework” (Ampliando o Intelecto Humano: um Arcabouço Conceitual), considerado a principal obra do inventor. “Uma caneta leve (uma ferramenta com formato de caneta com cabo flexível ligado ao console eletrônico) pode ser apontada por um humano a um símbolo ou linha na tela e o computador poderá determinar automaticamente para onde a caneta está apontando”, descreveu.

O acessório foi patenteado em 1970, como um “indicador de posicionamento X e Y para monitores”. Uma roda era usada para “traduzir” o movimento do mouse para o movimento do cursor mostrado na tela. “Para Engelbart, essa era apenas uma parte de um sistema tecnológico muito maior, que tinha como objetivo facilitar o aprendizado e a colaboração global”, diz um texto do instituto de pesquisa SRI International, ligado à Universidade de Stanford até 1970, onde o inventor trabalhou.
Em 2000, o inventor desse dispositivo ganhou do então presidente Bill Clinton a Medalha Nacional de Tecnologia, um prêmio de reconhecimento a pessoas responsáveis por grandes inovações tecnológicos.

Faça como o Firefox e o IE: conheça o Opera

Por Milton Jr.
A Opera Software é uma empresa de software da Noruega fundada em 1995 pelos engenheiros de software Jon S. von Tetzchner e Geir Ivarse.

A Opera Software nasceu como um projeto de investigação da empresa telefônica norueguesa Telenor, onde von Tetzchner e Ivarse trabalhavam desde 1991. Em 1995 eles resolveram se tornar independentes e fundaram a sua própria companhia, com a criação do produto Opera Browser, um navegador de Internet.
Faz um ano que o programador norueguês Geir Ivarse faleceu. Para quem não sabe, o Opera foi o pioneiro no uso de abas, hoje adotado pelo Firefox e pelo Internet Explorer. Se você ainda não conhece o Opera, que tal testá-lo agora? Ele é free e já está em sua versão número 9.1, que você pode baixar agora, versão em português ou versão em inglês aqui.

Entenda por que a computação quântica pode revolucionar o setor de tecnologia

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!


A promessa de uma nova era para a computação avançada. É assim que pode ser descrito o anúncio feito pela canadense D-Wave no ultimo mês. A empresa prometeu entregar o primeiro computador quântico comercial em 2008 e demonstrou via videoconferência um protótipo em funcionamento, causando polêmica pela falta de um modelo físico que saciasse a curiosidade dos mais céticos, mas gerando entusiasmo pela perspectiva de uma solução para os problemas mais complexos que sequer os mais poderosos supercomputadores clássicos são capazes de resolver.

Mas o que muda, afinal, com a computação quântica? Para responder essa pergunta, é preciso passar rapidamente por alguns conceitos da mecânica quântica, ramificação da física cujos princípios são utilizados na computação quântica.


Um dos principais conceitos propostos pela mecânica quântica que é importado para a computação quântica é o princípio da superposição. Pela mecânica quântica, uma partícula pode estar em diferentes estados simultaneamente. Isso significa que ela pode estar em diferentes posições ou diferentes tempos – passado e futuro.

“O entendimento disso não é muito fácil porque não tem paralelo no mundo clássico”, admite o pesquisador Renato Portugal, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério da Ciência e Tecnologia. “A gente tem que acreditar por ser a única explicação plausível para fenômenos que se observa no mundo subatômico. Isso não entra em contradição com o mundo que a gente conhece porque lá os fenômenos são muito rápidos”, complementa.

((FON)) - WiFi para todos

Por Milton Jr.
FON é a maior comunidade GLOBAL de usuários que compartilham conexão WiFi. Fazer parte da nossa Comunidade FON não custa nada! Basta visitar um dos sites oficiais que estão logo abaixo e registrar-se, é totalmente grátis!

Ideologia FON:

Tudo começou como uma idéia simples, por que pagar pelo acesso do Internet quando você já paga por ela em casa? Exatamente, você não deve. Assim os Foneros, como são conhecidos os adeptos ao FON, decidiram criar uma comunidade dos povos que compartilham sua conexão doméstica com outros.

É simples transformar-se um Fonero. Você necessidade comprar equipamentos (Fonera), que permita a você compartilhar razoavelmente a sua conexão broadband doméstica (internet) com outro Foneros.

Então quando você é longe de casa e você necessitar do acesso a Internet, procure um ponto de acesso FON, ai você poderá ter acesso livre a internet sem pagar nada.


* Sites oficiais:

http://en.FON.com (in English)

http://es.FON.com (en Español)

* Fóruns oficiais:


http://foros.fon.com (en Español)

* Mapas de FONeros:


* Wireless Blog Brasil:

Ajude a manter a Wikipédia no ar

Por br-linux.org
Incentivo br-linux.org para manter o site Wikipédia no ar.

Após a recente divulgação de que Florence Devouard, a chairwoman da Wikimedia Foundation desde outubro do ano passado, usou seu espaço na conferência LIFT 2007 para (entre outros temas) informar ao público que a Wikipédia tem recursos financeiros para manter seus servidores no ar por mais 3 a 4 meses apenas, e que na ausência de novos recursos, não é impossível que a enciclopédia on-line venha a desaparecer, resolvi que deveria fazer a minha parte.

Consistência do modelo de negócio à parte, já decidi que a doação do BR-Linux em fevereiro será para a Wikimedia Foundation, e sugiro a todos os interessados que doem também.

Mas como este tipo de campanha pode se beneficiar de mais divulgação, e nada como um bom desafio para aumentar os valores envolvidos, resolvi fazer uma proposta que permite que até quem não pode fazer sua própria doação contribua: se você tem um site ou blog, é muito fácil participar, e quanto mais gente participar, maior será a doação do BR-Linux.

E para estimular ainda mais a participação, vou sortear um pen drive de 512MB entre os participantes.

Caminhão-Escola Dá Cursos Gratuitos De Informática E Administração Em SP

Por Cris Zimermann, Business Opportunities Brasil



Canal Executivo:Até 24 de março acontecem as inscrições para os cursos gratuitos de Informática e Administração oferecidos pela unidade móvel da ONG Idepac no bairro de Arthur Alvim, zona leste de São Paulo. O início das aulas previsto para o próximo dia 27.

O caminhão-baú, com 14m de comprimento e 2,8m de largura, se transforma em uma sala de aula com 25 microcomputadores conectados a internet, ar-condicionado, projetor e telão para qualificar gratuitamente jovens carentes das periferias de todo Brasil.

Durante 60 dias a unidade móvel ficará estacionada na Praça Francisco Daniel Lopes (altura da Avenida Líder, 1340), local conhecido como ‘Comunidade dos Três Cocos’. ‘Nossa meta é levar qualificação profissional e inclusão digital para as regiões mais distantes, beneficiando as pessoas menos privilegiadas que não possuem recursos para o transporte até entidades que ofereçam esses cursos sem custo’, afirma o presidente do Idepac, Sérgio Contente.

Com aproximadamente 1 mês de duração, os cursos acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. Os alunos aprendem desde técnicas administrativas a conteúdos básicos como Windows, Word, Excel. Além da qualificação os jovens que realizam o curso na ONG ainda são encaminhados a vagas de empregos que surgem nas empresas associadas à entidade.

Os interessados em se inscrever nos cursos também devem atender alguns requisitos, ou seja, ter entre 16 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e ter renda de meio salário mínimo por integrante da família. As associações de bairro que também se interessarem em receber a unidade móvel em sua região precisam seguir algumas exigências. O bairro deve ser considerado área de risco social, contar com uma população extremamente carente, possuir um local adequado para o estacionamento do caminhão e oferecer segurança à estrutura móvel, com o apoio da população e dos líderes comunitários.

segunda-feira, março 19, 2007

Entrevista: TV Digital é oportunidade para o País desenvolver tecnologia

Por Luiza Dalmazo, do COMPUTERWORLD
Alan Fischler, do departamento de telecomunicações do BNDES, fala como deverá acontecer a migração para o padrão digital e como a mudança afeta o mercado de telefonia e telecomunicações.
O governo federal promenteu para o mês de abril os primeiros set up boxes prontos e para agosto a transmissão dos primeiros sinais de TV Digital. Mas apesar dos trabalhos do Fórum Nacional de TV Digital, pouco tem se falado sobre o assunto. Confira o que o chefe do departamento de telecomunicações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alan Fischler, tem a dizer sobre a questão.
Entrevista completa com Alan Fischler aqui.

Jott: voz para email

Por Leonardo Faoro

Acabei de testar um serviço que pode ser muito útil. O Jott tem uma proposta simples: o usuário liga para um número (toll-free) e deixa uma mensagem de ate 15 segundos. O sistema identifica quem está ligando através do callerID, portanto não precisa de autenticação. Alguns minutos depois, esta mensagem é transcrita e vai para o email do usuário. No meu teste a mensagem que eu enviei demorou menos de 3 minutos para ser transcrita.
Minha mensagem apareceu na linha de assunto do email.

O serviço (como tudo nessa web 2.0) é beta, e por enquanto gratuito. Gostei muito da idéia, já ficou no meu speedial no celular. Atualmente o serviço só aceita números dos EUA.

Obs.: A materia foi feita por Leonardo Faoro, o Blog não testou o serviço.

Economize com VoIP

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

Usar a infra-estrutura de rede para falar pode ser alternativa econômica para as mudanças no faturamento do serviço telefônico fixo.

Com as mudanças introduzidas a partir de março no sistema de cobrança do serviço de telefonia fixa e sem ficar claro se usar o telefone fixo ficará mais caro ou não, é importante oferecer alternativas para as empresas que necessitam do telefone para falar com clientes e fazer negócios.

A tecnologia de de VoIP (Voice over IP ou voz sobre o protocolo de internet), antes restrita a companhias de grande porte, se popularizou e proliferam soluções que oferecem armas eficientes para driblar os gastos com telefonia.


Se a empresa possui uma rede de computadores que utiliza o protocolo IP, pode escolher as várias opções existentes para usar serviços de voz nessa mesma rede. Isso se tornou possível porque os fabricantes colocaram no mercado equipamentos de menor porte, com preço acessível e qualidade adequada.

Também porque alguns aplicativos que rodam na web ganharam o poder de trafegar voz – como os programas de comunicação instantânea, o Skype ou Google Talk – cujo desempenho em conexões da banda larga é satisfatório e exigem apenas que o micro tenha placa de som, fone de ouvido e um microfone.

É possível usar o telefone convencional com VoIP e falar sem gastar nada? Sim, mas vai depender até que ponto o orçamento permite avançar. Para ajudar no planejamento, apresentamos as várias opções de VoIP disponíveis, o que é necessário para utilizá-las e os tipos de uso que cada uma delas permite.

domingo, março 18, 2007

Google X

Por Milton Jr.
O Engenheiro de Software da Google, Chikai Ohazama, postou na última terça-feira (15/03/2007) no blog da companhia o novo projeto da Google, chamado de Google X. Localizado no local de teste de Google, o Google X caracterizou uma maneira alterna de conectar aos vários serviços oferecidos pela Google, permitindo que os povos instalem sobre uma série de ícones gráficos em um método inspirado por uma característica no sistema operacional da Apple.

Até à data da tarde de domingo (18/03/2007), entretanto, o site está inacessível.

“Google X veio para uma coisa que sempre quis, uma maneira rápida do divertimento alcançar todos os serviços de Google.” (Chikai Ohazama)

Por o site estar inacessível consegui uma previa para quem se interessar, é só baixar o protótipo aqui.

Notícia original postada no blog da Google.

O Google vai eliminar os vestígios deixados pelos visitantes

Por Hugo Ribeiro

O Google anunciou que irá, "nos próximos meses", apagar os bilhões de dados colectados sobre os utilizadores dos seus produtos desde a sua criação em 1998. Ou seja, 9 anos de informações gravadas como os pedidos das mesmas na engine, o endereço IP da máquina ou ainda o conteúdo dos cookies (data, hora, sistema operacional utilizado, etc.).


"Nós estamos felizes por poder anunciar uma mudança na nossa política de gerenciamento de dados privados, escreveram Peter Fleischer e Nicole Wong, conselheiros jurídicos do Google, no blog oficial do grupo na internet, salvo se nós formos obrigados legalmente a conservar por muito mais tempo os dados da conexão. Neste caso nós tornaremos os servidores de log anónimos após um período de tempo limite."


Um período estimado para o momento entre 18 e 24 meses.


O Google conservará os dados da conexão com a finalidade de optimizar os seus serviços como o histórico das pesquisas on line. Certamente o Google continuará oferecendo este nível de serviço que será enriquecido com opções de protecção. É possível citar, por exemplo, a possibilidade de se gravar de maneira privada ("off the record") as conversas no Google Talk ou a interrupção temporária e o encerramento das pesquisas no Google Desktop.


Mas os dados recolhidos são antes de tudo explorados para fins comerciais pelo Google que, depois de revisados, são colocados à disposição dos anunciantes para orientar melhor os clientes potenciais. Uma prática que não agrada muito a associação de proteção da vida privada.


Tanto que o Google não apagará os dados, mas os tornará anónimos. A companhia de Mountain View ainda não divulgou os detalhes deste "anonimato" quem deverá acontecer dentro de um ano. No blog, os porta-vozes destacarm que o utilizador ainda terá a possibilidade de conservar os seus dados além dos 24 meses anunciados.

TV via Internet (IPTV)

Por Juarez Quadros do Nascimento
Sócio da Orion Consultores Associados


A evolução tecnológica continua impactando as estruturas mercadológicas e legais no setor de telecomunicações. Durante a Exposição Internacional de Eletrônicos ao Consumidor (05 a 08.01.2006), em Las Vegas, EUA, foi divulgada a possibilidade de um futuro, um tanto inevitável, dominado pela televisão por Internet, ou simplesmente a IPTV.

Pois é, o site de buscas Google e o Yahoo ofereciam programação por Internet. A Intel apresentou chips e plataformas que podem levar às telas dos domicílios os vídeos acessados por uma conexão em banda larga de Internet. E a gigante Microsoft buscava alianças que permitam que seus programas dominem não só os computadores e escritórios, mas também o mercado de entretenimento.

Ah! Em tempo: uma coisa ficou óbvia, nenhuma empresa sozinha poderá competir com a variedade de informações e fontes de entretenimento oferecidas pela Web. E assim, a teia se alastra e será difícil lutar contra a amplitude e a liberdade da Internet.

Mesmo ainda sendo novidade, a IPTV já está comercialmente disponível em áreas limitadas nos EUA e também fora. Por vezes, o novo conteúdo digital é difícil de acessar. Além disso, a indústria de eletrônicos ainda está com dificuldades para fechar acordos de proteção de direitos autorais com estúdios e outros provedores de conteúdo.