segunda-feira, julho 13, 2009

Rede IP Acadêmica da Unicamp

por Milton Jr.

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – nova unidade da Unicamp, em Limeira, está implementando uma rede convergente capaz de trafegar dados, voz e vídeo de forma unificada, via protocolo IP. A nova infra-estrutura foi arquitetada para suportar uma série de aplicações voltadas, sobretudo para o ensino e a pesquisa acadêmica.

A arquitetura da nova rede opera de forma indistinta sobre a miscelânea de transmissões por cabo de cobre, cabos de fibra e dispositivos de rádio freqüência. A fase de planejamento e desenho da rede teve início em agosto de 2008, após levantamento minucioso das necessidades presentes e futuras de toda a comunidade universitária.

De acordo com Enzo Gomes Beato, analista de desenvolvimento de sistemas e diretor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da FCA, a empreitada procurou adequar-se estreitamente às características únicas do novo campus, como, por exemplo, a estrutura administrativa enxuta e descentralizada, o projeto pedagógico multidisciplinar e a oferta de alguns cursos inéditos no país.

Beato explica que a rede tinha de seguir os padrões capazes de ancorar múltiplos serviços, assentados na comunicação VoIP. Além de oferecer velocidades de até 1 Gbps nos laboratórios de informática, o campus será coberto por uma rede Wi-Fi e telefones IP com e sem fio. Outro passo previsto é a integração da rede com o PABX fornecido pela Siemens, localizado no CCUEC (Centro de Computação) da Unicamp, em Campinas. A faculdade já constatou que há total compatibilidade entre os dois ambientes.

A responsável pela implementação do backbone foi a Extreme Networks, que teve como parceiro a consultoria Netmaster. A plataforma consumiu investimentos iniciais da ordem de 350 mil reais e os aportes devem chegar a 1 milhão de reais em quatro anos, devido à expansão da área.

Para reforçar a performance, a proteção e o contingenciamento no tráfego de dados, uma série de cuidados foi tomada na elaboração e nas especificações do projeto. Os equipamentos possuem diversos recursos de gerenciamento e configuração, o que propicia a implementação de políticas de segurança que garantem o desempenho, frisa o diretor de TIC. Assim, podem ser detectadas pró-ativamente falhas, ameaças e ataques que coloquem em risco a disponibilidade dos serviços e a confidencialidade das informações. Se, por exemplo, houver um acesso indevido, a inteligência do sistema derruba automaticamente a conexão.

Mais:
Unicamp
Planeta Universitário.com
INFO Online

Só se for Sem Fio

Uma das grandes limitações do sistema GPS está no fato de não poder ser usado em áreas fechadas ou cheias de paredes. O sinal simplesmente não chega. Mas alguns fabricantes começam a pesquisar alternativas para ter um sistema de navegação indoor.
É o caso da Nokia. A empresa desenvolveu um sistema que usa as antenas Wi-Fi para localizar o usuário, por triangulação. A Nokia está testando o sistema no shopping center Kamppi, em Helsinki, na Finlândia.

A empresa montou um portal móvel com mapa do shopping e informações, que podem ser acessados por qualquer browser. Para testar o sistema de localização, no entanto, é preciso ter um aparelho da linha S60, da Nokia.
A pergunta: por que usar um GPS dentro do shopping? Alguns perdidos vão gostar da ideia. As lojas também podem pensar em promoções para atrair clientes. Mas aposto que para muita gente a aplicação mais útil mesmo vai ser achar o carro no estacionamento...
Materia originalmente postado por Débora Fortes em 10/07/2009 no site INFO Online.