terça-feira, março 20, 2007

Caminhão-Escola Dá Cursos Gratuitos De Informática E Administração Em SP

Por Cris Zimermann, Business Opportunities Brasil



Canal Executivo:Até 24 de março acontecem as inscrições para os cursos gratuitos de Informática e Administração oferecidos pela unidade móvel da ONG Idepac no bairro de Arthur Alvim, zona leste de São Paulo. O início das aulas previsto para o próximo dia 27.

O caminhão-baú, com 14m de comprimento e 2,8m de largura, se transforma em uma sala de aula com 25 microcomputadores conectados a internet, ar-condicionado, projetor e telão para qualificar gratuitamente jovens carentes das periferias de todo Brasil.

Durante 60 dias a unidade móvel ficará estacionada na Praça Francisco Daniel Lopes (altura da Avenida Líder, 1340), local conhecido como ‘Comunidade dos Três Cocos’. ‘Nossa meta é levar qualificação profissional e inclusão digital para as regiões mais distantes, beneficiando as pessoas menos privilegiadas que não possuem recursos para o transporte até entidades que ofereçam esses cursos sem custo’, afirma o presidente do Idepac, Sérgio Contente.

Com aproximadamente 1 mês de duração, os cursos acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. Os alunos aprendem desde técnicas administrativas a conteúdos básicos como Windows, Word, Excel. Além da qualificação os jovens que realizam o curso na ONG ainda são encaminhados a vagas de empregos que surgem nas empresas associadas à entidade.

Os interessados em se inscrever nos cursos também devem atender alguns requisitos, ou seja, ter entre 16 e 24 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e ter renda de meio salário mínimo por integrante da família. As associações de bairro que também se interessarem em receber a unidade móvel em sua região precisam seguir algumas exigências. O bairro deve ser considerado área de risco social, contar com uma população extremamente carente, possuir um local adequado para o estacionamento do caminhão e oferecer segurança à estrutura móvel, com o apoio da população e dos líderes comunitários.