domingo, março 18, 2007

TV via Internet (IPTV)

Por Juarez Quadros do Nascimento
Sócio da Orion Consultores Associados


A evolução tecnológica continua impactando as estruturas mercadológicas e legais no setor de telecomunicações. Durante a Exposição Internacional de Eletrônicos ao Consumidor (05 a 08.01.2006), em Las Vegas, EUA, foi divulgada a possibilidade de um futuro, um tanto inevitável, dominado pela televisão por Internet, ou simplesmente a IPTV.

Pois é, o site de buscas Google e o Yahoo ofereciam programação por Internet. A Intel apresentou chips e plataformas que podem levar às telas dos domicílios os vídeos acessados por uma conexão em banda larga de Internet. E a gigante Microsoft buscava alianças que permitam que seus programas dominem não só os computadores e escritórios, mas também o mercado de entretenimento.

Ah! Em tempo: uma coisa ficou óbvia, nenhuma empresa sozinha poderá competir com a variedade de informações e fontes de entretenimento oferecidas pela Web. E assim, a teia se alastra e será difícil lutar contra a amplitude e a liberdade da Internet.

Mesmo ainda sendo novidade, a IPTV já está comercialmente disponível em áreas limitadas nos EUA e também fora. Por vezes, o novo conteúdo digital é difícil de acessar. Além disso, a indústria de eletrônicos ainda está com dificuldades para fechar acordos de proteção de direitos autorais com estúdios e outros provedores de conteúdo.