sexta-feira, março 23, 2007

Google ajuda África…

Por Peopleware
Microsoft a América Latina!Graças a acordos firmados com o Ministério de Infra-estruturas do Ruanda e com a Rede de Educação do Quénia (Kenet), que representa 32 universidades do país, o portal irá disponibilizar o seu softaware online Google Apps. Os estudantes dos dois países africanos e os representantes do governo do Ruanda passam a ter acesso às ferramentas online do Google, entre as quais correio electrónico, calendários partilhados, serviços de instant messaging e processador de textos, revela um comunicado oficial.

O ministro do Ruanda para a Energia e Telecomunicações, Albert Butare, afirmou que este acordo vem permitir uma cooperação mais fácil entre as várias instituições académicas do país. A Universidade Nacional do Ruanda, o Instituto de Kigali de Educação e o Instituto de Kigali de Ciência e Tecnologia terão acesso ao Google Apps, assim como os vários ministérios do governo do país.

“Esperamos que as pessoas em África tenham o mesmo nível de serviços e de acesso às novas tecnologias que oferecemos em todos o mundo”, declarou Françoise Brougher, responsável pelo projecto de desenvolvimento do mercado na África Sub-Sahariana do Google.

No caso do Quénia, a universidade de Nairobi, com 50।000 estudantes, será a primeira a utilizar o sistema do Google, que será posteriormente estendido a outras universidades do país. Shona Brown, vice-presidente do Google, também se mostrou muito optimista com o projecto e espera facilitar o acesso a serviços gratuitos de correio electrónico, instant messaging e a chamadas de computador para computador noutros países africanos.

De recordar que, em Dezembro de 2006, o Google estabeleceu acordos do mesmo tipo no Egipto, facultando estas ferramentas a cerca de três milhões de estudantes universitários e oito milhões de alunos do ensino secundário.


«Destronar o Office é a missão»


No mês passado, o motor de pesquisa lançou a versão definitiva do seu software online para empresas, com o qual pretende competir directamente com o Office, da rival Microsoft. Segundo estimativas do Google cerca de 100.000 PMEs já utilizam este serviço, sendo que a empresa pretende mantê-lo gratuito para as organizações sem fins lucrativos.

Estes contratos surgem numa altura em que o presidente da Microsoft veio anunciar que a empresa vai beneficiar 80 milhões de pessoas na América Latina com programas e associações que adoptou. Seguindo o mesmo tipo de discurso, Bill Gates sublinhou a importância que as novas tecnologias de informação e comunicação têm para o reforço da competitividade e para o crescimento económico na América Latina e Caraíbas.