sexta-feira, julho 10, 2009

De Rede Planetária Para Rede Interplanetária

por Milton Jr.
Nos anos 70, Vinton Gray Cerf, atualmente vice-presidente do "Google Inc.", com sua visão de anos luz à frente conduziu as pesquisas que levaram à criação do Protocolo IP, base de toda a Internet. Agora o consagrado engenheiro objetiva o Projeto IPN, a Internet Interplanetária. Não é brincadeira. Vint Cerf quer levar a Web para o espaço.

Cerf aderiu recentemente uma pequena equipe de engenheiros da NASA no *JPL para começar a definir uma arquitetura e os protocolos necessários para permitir a interação da Internet Planetária com outras redes residentes em outros planetas, naves espaciais ou satélites artificiais em órbita.

O Projeto batizado de Internet Interplanetária (IPN) teve início em 1998 financiado em sua fase conceitual pela **DARPA agora transferido para InterPlanetary Network and Information Systems Directorate da NASA no Jet Propulsion Laboratory.

Muitos dos elementos da atual pilha de protocolos TCP/IP são esperados na IPN. No entanto o atraso na velocidade da luz, intermitência, conectividade unidirecional e as altas taxas de erros esperada tornar inviável a sua utilização em toda a profundidade do projeto.
Também é previsto que a arquitetura e protocolos desenvolvidos por este projeto vão ser úteis em muitos ambientes terrestres em que a dependência em tempo real, a comunicação interativa ou é inviável ou desaconselhável.

A IPN apela para sondas espaciais e satélites para servir como gateways da rede, transmitindo pacotes de dados para/e a partir da Terra e entre si.

* Jet Propulsion Laboratory
**
Defense Advanced Research Projects Agency