segunda-feira, março 19, 2007

Economize com VoIP

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

Usar a infra-estrutura de rede para falar pode ser alternativa econômica para as mudanças no faturamento do serviço telefônico fixo.

Com as mudanças introduzidas a partir de março no sistema de cobrança do serviço de telefonia fixa e sem ficar claro se usar o telefone fixo ficará mais caro ou não, é importante oferecer alternativas para as empresas que necessitam do telefone para falar com clientes e fazer negócios.

A tecnologia de de VoIP (Voice over IP ou voz sobre o protocolo de internet), antes restrita a companhias de grande porte, se popularizou e proliferam soluções que oferecem armas eficientes para driblar os gastos com telefonia.


Se a empresa possui uma rede de computadores que utiliza o protocolo IP, pode escolher as várias opções existentes para usar serviços de voz nessa mesma rede. Isso se tornou possível porque os fabricantes colocaram no mercado equipamentos de menor porte, com preço acessível e qualidade adequada.

Também porque alguns aplicativos que rodam na web ganharam o poder de trafegar voz – como os programas de comunicação instantânea, o Skype ou Google Talk – cujo desempenho em conexões da banda larga é satisfatório e exigem apenas que o micro tenha placa de som, fone de ouvido e um microfone.

É possível usar o telefone convencional com VoIP e falar sem gastar nada? Sim, mas vai depender até que ponto o orçamento permite avançar. Para ajudar no planejamento, apresentamos as várias opções de VoIP disponíveis, o que é necessário para utilizá-las e os tipos de uso que cada uma delas permite.