quarta-feira, março 21, 2007

Serviços Web 2.0 desenvolvidos no Brasil

Por IDG Now!

A Web 2.0 brasileira cresceu e multiplicou. Há cerca de um ano, eram raros os serviços disponíveis. Hoje, é difícil fazer uma seleção sem cometer injustiças.O site IDG Now fez uma lista com 13 sites da Web 2.0 desenvolvidos por brasileiros. Nesta lista você vai encontrar sites de mídia e favoritos sociais, despesas pessoais online e aplicativos para empresas, entre muitos outros. A ordem dos serviços é a alfabética.
O Apontador, site da primeira fase de internet, adaptou-se à Web 2.0. Ao estilo dos principais serviços de mapas, ele traz imagens de satélites e permite navegar pelas páginas apenas clicando e carregando.
Os concorrentes do Aprex são o Google, a Microsoft e Yahoo, as três maiores empresas de internet do mundo. Nada que desanime os fundadores do serviço, uma das mais bem-sucedidas investidas de brasileiros na área de aplicativos online.Os serviços online são calendário, lista de contatos, tarefas, disco virtual, blogs, enquetes, apresentações e e-mail marketing (as duas últimas ainda em beta).
O Blogblogs acabou de ganhar uma nova versão. O principal diretório de blogs brasileiros, desenvolvido por Manoel Lemos em um trabalho solitário, incorporou recursos, criou rankings e ficou mais parecido com o Technorati, o seu modelo de inspiração.
Esse é o serviço de Web 2.0 que maior repercussão conseguiu fora do Brasil. O Boo-box, que associa imagens e palavras a sites de comércio eletrônico, foi destaque no TechCrunch, considerado a principal referência do ramo internacionalmente.
Você já ouvir falar de rede social, mídia social e outras formas de colaboração que estão surgindo na esteira da Web 2.0, não? E comércio social? Que tal dar uma olhada no Camiseteria, do blogueiro e um dos pioneiros da Web 2.0 nacional, Fábio Seixas.O Camiseteria é um site que vende camisetas com estampas feitas pelos próprios usuários, que enviam pela internet e passam pelo crivo dos internautas em uma votação aberta.
A burocracia é um monstro feito sob medida para os contadores. Mas esse demônio começa a ser domado por um preço razoável e com controle total pela Web.O Debit não é um serviço para usuários finais, mas sim para pequenas e médias empresas e profissionais liberais.
Ninguém percebeu, mas a poderosa editora Abril está fazendo um teste na Web 2.0, usando a base de dados de bares e restaurantes da Veja São Paulo.O modelo é simples. Os usuários podem procurar bares e restaurantes, mas não incluir os seus preferidos. Os internautas registrados podem criticar, comentar e indicar um local.
Você não precisa garimpar muito para saber qual é a inspiração do Garimpar, um site de favoritos sociais, cujo modelo é baseado do del.icio.us, serviço popular entre os norte-americanos e também entre os brasileiros.A idéia é simples. Em vez de guardar os seus favoritos na desktop, o serviço permite que eles sejam salvos na internet, classificados com etiquetas, chamadas na Web 2.0 de tags. Assim, de qualquer lugar, você pode acessar o conteúdo.
Criado pela parceria entre o chairman do iCommons, Ronaldo Lemos, o antropólogo Hermano Vianna e o advogado Marcelo Zacchi, o OverMundo é considerado o primeiro site apoiado pelo Governo a explorar a Web 2.0.Definida por Lemos como “jornalismo cidadão”, a iniciativa permite que usuários publiquem textos de assuntos diversos, que carregam a licença Creative Commons e tragam a mínima relação com cultura nacional.
Na primeira fase da internet, durante o ano 2000, um bom plano de negócios envolvia um serviço para o mercado latino-americano, modelo consagrado pela StarMedia, e a abertura de capital na Nasdaq, modelo consagrado pela StarMedia.
Não faltam candidatos ao Digg nacional. Entre eles, EuCurti, Linkk e OutroLado. Nenhum deles ainda chegou perto do Rec6, que foi adotado principalmente pela comunidade de tecnologia.Além de um visual mais limpo, próprio do estilo de design da Web 2.0, o Rec6 é mais rápido e fácil de se cadastrar que seus pares. Além disso, foi incorporando ferramentas que o torna ainda melhor.
Se o mês é grande demais para caber no seu salário, está na hora de controlar e saber quais são os seus gastos. Essa é a proposta do Spesa, um aplicativo que ajuda a controlar as despesas pessoais.
Você não pode imaginar o quanto é dura, e quente, a vida nos trópicos. Pegue o exemplo do Videolog, que em dezembro anunciou acordo com o portal UOL.O Videolog surgiu nove meses antes do YouTube e com o mesmo conceito que levou o site de compartilhamento de vídeos norte-americano a ser adquirido pelo Google por 1,6 bilhão de dólares em 2006.