quarta-feira, março 21, 2007

Quer trabalhar em casa?

Por Aline Brandão

A política de home office está se tornando mais e mais comum no Brasil. Quem pode aderir e o que é necessário para que o trabalho remoto funcione?
Desde 2001, o TI Master vem acompanhando o aumento no número de empresas e profissionais utilizando o teletrabalho (trabalho à distância). À medida que avança a tecnologia necessária para esse modelo, preconceitos vão sendo deixados de lado e o home office vai se tornando cada vez mais popular aqui no Brasil.
“Já é uma realidade, mas ainda não tem massa crítica. Vários executivos já trabalham com isso, mas a maioria dos profissionais ainda fica no escritório – diz o Diretor de Marketing da Polycom para América Latina e Caribe, Pierre Rodrigues.
Para o Gerente Regional da Linksys (subdivisão da Cisco), Emerson Yoshimura, o maior obstáculo ao teletrabalho é mesmo cultural. “A barreira cultural é grande, tanto no mundo profissional quanto no familiar. A tecnologia já permite fazer home office, mas há empresas que ficam satisfeitas se o funcionário passa 8 horas por dia no trabalho e não medem a produtividade. Falta o modelo executivo: trabalhar por produtividade é diferente de trabalhar por carga horária – explica.
Na Symantec, onde 90% dos funcionários trabalham em notebooks, a política existe desde 2003 e é dividida em três diferentes categorias: o home office Casual, usado por funcionários que têm escritório nas dependências da empresa e ocasionalmente utilizam o escritório em casa; o home office Oficial, dos funcionários que trabalham sempre remotamente; e ainda o home office Executivo, para cargos de diretoria e presidência.
“Com o advento da banda larga e o aumento do uso de notebooks, a maioria dos funcionários passou a ter essa possibilidade. Alguns tipos de tarefas são mais produtivas fora do ambiente de trabalho, sem telefones tocando e colegas parando na sua mesa – afirma o Gerente de Marketing da Symantec Brasil, Christopher Cook.