sábado, março 31, 2007

Paraguai acusa Brasil de favorecer multinacionais em "PC para Todos"

Por Redação Terra
O governo paraguaio acusa o programa "Computador para Todos" de favorecer a China e multinacionais e exige um "acordo de complementariedade". O acordo propõe que o governo brasileiro estenda para a indústria de informática paraguaia, os mesmos incentivos fiscais concedidos para indústrias instaladas no Brasil, de acordo com o Convergência Digital.

» Paraguai quer incentivos fiscais para setor de hardware

O Paraguai é o principal fornecedor de componentes, partes e peças para a indústria brasileira de computadores, além de também ser responsável por grande parte do chamado "mercado cinza". O programa "Computador para Todos" vem mostrando seu sucesso: reduzir o custo de PCs para a população de baixa renda e diminuir o "mercado cinza".

Com o sucesso do programa brasileiro, o Paraguai alega que está perdendo mercado e existe um "acordo de complementeriedade" com o Brasil. O país quer que o governo brasileiro estenda para a indústria de informática daquele país os mesmos incentivos fiscais concedidos para a indústria instalada em solo brasileiro, através dos mecanismos como a Lei de Informática, a MP do Bem e a isenção de contribuições sociais para a produção de PCs mais baratos.

quinta-feira, março 29, 2007

Os Milhões do Google!

Por Peopleware
É do domínio público a excelente forma que a empresa Google atravessa. O ano de 2006 veio reafirmar a empresa como líder nas pesquisas na Internet, veio mostrar a preferência crescente dos utilizadores por tudo que o Google “toca”.
A aquisição de serviços mediáticos, como o YouTube catapultou o Google para um patamar cimeiro nas opções de escolha do utilizador. O exemplo do Gmail é reflexo disso.
Óbvio que os resultados financeiros acompanhariam essa escalada, a publicidade cimenta um Google cada vez mais poderoso. Assim a empresa decidiu premiar os seus executivos com um bónus que individualmente poderá chegar à módica quantia de 3,4 milhões de euros.
Deste bónus ficam excluídos o presidente da empresa, Eric Schmidt, e os fundadores do Google, Larry Page e Sergei Brin. Estes resultados subentendem um crescimento sustentado, não apenas num único produto ou segmento de mercado mas em várias frentes de desenvolvimento social, a rede ainda está na fase “adolescente”, muita haverá certamente a inventar.

Intel desenvolve conexão Wi-Fi com alcance de 100 Km

Por Rafael Maciura
A Intel está focando suas melhorias agora em redes Wi-Fi que irão permitir um alcance de até 100 quilômetros.
De acordo com a Intel, a diferença entre a atual tecnologia Wi-Fi Standard e esta nova, são que as antenas usadas são unidirecionais. São necessárias duas antenas apontando uma para a outra.
Uma outra desvantagem apontada são as interferências provenientes de objetos no caminho desta transmissão, o que já acontece com as atuais conexões Wi-Fi dentro das cidades.
O principal foco da Intel está na área rural, não só em países desenvolvidos bem como em outros continentes subdesenvolvidos como a África.
Um outro ponto a favor desta conexão à longa distância é o custo das antenas. Enquanto uma antena das atuais conexões Wi-Fi custa entre 16.000 e 20.000 dólares, a Intel disse que usará antenas que vão custar em torno de 750 dólares.

quarta-feira, março 28, 2007

PC X MAC X LINUX

Por Fábio Ricotta

Apesar de não concordar muito com isso, achei interessante a colocação...
"Essa foi boa…. o Bruno Gross postou no blog dele e estou trazendo para cá:" (Fábio)

I’m a Linux… I’m Nerd!
I’m a Mac… I’m Cool!
I’m a PC… I’m your boss!

Cavalo-de-tróia rouba dados para venda na web

Por Carlos Machado, da INFO

Descoberto pela empresa de segurança SecureWorks, o Gozi quebra a segurança do protocolo SSL (Secure Sockets Layer) e baseia-se num servidor central. Segundo a empresa, um simples ataque do cavalo-de-tróia resultou na invasão de mais de 5200 servidores e 10 mil contas de usuários em centenas de sites, onde foram subtraídas informações bancárias e de cartões de crédito.
Entre as características do Gozi, a SecureWorks alinha: rouba dados criptografados com SSL; propaga-se explorando brechas não corrigidas do Internet Explorer; usa um servidor com banco de dados para armazenar as informações roubadas; tem interface para venda dos dados roubados.
Ainda segundo a SecureWorks, o servidor do Gozi oferece uma interface para “interessados” em comprar informações roubadas. As notícias sobre o Gozi começaram a circular nesta terça-feira, 20/3. É bem provável que novas informações sobre o cavalo-de-tróia surjam nos próximos dias.
Conforme a análise da SecureWorks, os autores russos de códigos maliciosos estão desenvolvendo novas formas de roubar dados e ganhar dinheiro com isso. Em vez de vender os programas, eles agora vendem os dados. A atividade criminosa deixa de envolver produtos e passa a oferecer um serviço.

Mobile payment ainda engatinha no Brasil

Por Murilo Ohl, da Info CANAL
Os bancos brasileiros correm o risco de deixar receitas milionárias escaparem por falta de investimento em soluções de mobile payment. A opinião é de Ricardo Sacramento, ex-presidente da Brasil Telecom GSM, que realizou uma apresentação sobre o tema nesta sexta, dia 23, durante o Info Financial Meeting, que ocorre em Campos de Jordão esta semana. “O mobile payment chegou para ficar e os bancos ainda não participam desse negócio”, diz Sacramento.

Apesar das restrições de segurança apontadas por CIOs das instituições financeiras, Sacramento mostrou que inúmeros modelos de produtos e serviços de mobile banking estão sendo desenvolvidos – tanto no Brasil quanto no exterior. Bancos como BB, Bradesco e Itaú já disponibilizam serviços básicos como pagamentos de títulos, empréstimos e transferências. No entanto, quando se trata de mobile payment, ou seja, a validação de um pagamento via aparelho celular, o Brasil ainda está muito atrasado. “Os bancos precisam entrar nesse negócio”, diz Sacramento. A única instituição que desenvolve um projeto comercial de m-payment é o HSBC, segundo Sacramento.

O que se vê são serviços oferecidos por empresas que viram no m-payment um oportunidade de lucrar. Entre as empresas, as mais conhecidas são a Wappa e a Paggo. “Elas estão aproveitando para ocupar um espaço que os bancos não preencheram”, afirma.

Uma saída para os bancos é procurar modelos de negócios diferentes do esquema de divisão de receita com as operadoras móveis, o chamado revenue sharing. Uma experiência já bastante difundida é o uso da câmera do telefone celular como leitor de códigos de barra para validar preços.

A recomendação final de Sacramento é de que os bancos não devem ignorar a “revolução” do mobile payment. Isso porque a conveniência de realizar uma compra pelo celular é muito alta para o cliente. Ou seja, haverá demanda pelo serviço. Resta saber quem a atenderá.

Tinta especial protege redes Wi-Fi

Por Pedralli, Idéias e coisas Malucas
Na batalha para tornar as redes sem fio cada vez mais seguras, uma empresa chamada EM-SEC Technologies traz uma solução simples e, ao mesmo tempo, inovadora: pintar as paredes do escritório ou da sua casa com uma tinta especial que impede que intrusos se apoderem do seu sinal.

Segundo a empresa, a tinta é fabricada com um polímero especial que permite sua aplicação sobre todo tipo de plásticos e policarbonatos, além de materiais têxteis, madeiras, metais e, claro, paredes tradicionais, fabricadas com tijolos. A EM-SEC diz que a invenção não permite interferências eletromagnéticas dos crackers em cima do sinal alheio e que a solução é muito mais eficiente do que proteger redes Wi-Fi com métodos de criptografia que não funcionam.

Linux is Now

Por Diego, Brincando de Tecnologia
Como a RedHat planeja oferecer Linux Desktop, o lançamento do Debian 4 e a chegada do Ubuntu 7 as coisas tendem a melhorarem e muito para o lado do Pingüim! Só que temos alguns empecilhos como o KDE 4 que vai demorar um pouquinho e o novo GNOME que ainda não tem previsão.
Eu acho que para o Linux realmente abocanhar um bom pedaço do mercado as distribuições deveriam se unir e criar uma única distribuição universal (Tipo RedHat + Debian + Slackware se fundirem) e separarem distribuições focadas para servidores como a RedHat fez! Pois tem muitas distribuições não se encaixam com o usuário (Principalmente no corporativo!) por isso a busca por suporte de Linux na Web e tão grande o que acaba dificultando a adesão do usuário!

terça-feira, março 27, 2007

Demanda por iPhone será maior do que o esperado

Por Rafael Maciura
A informação é do vice-presidente de operações da Cingular, Randall Stephenson, que nesta terça-feira falou que a Cingular espera uma enorme demanda pelos celulares.
A Cingular que será a primeira operadora dos Estados Unidos a vender o aparelho da Apple, que começa a ser distribuído em junho.
"Um milhão de pessoas nos pediram para avisar quando o celular estiver disponível."
Mesmo a empresa não aceitando reservas criou uma área em sua página na internet reservada a esse tipo de situação com o iPhone.
Quem deve estar bem contente com isso é a Apple, que de cara já tem pelo menos um milhão de possíveis compradores.
Leia mais sobre a matéria aqui.

Orkut ganha enquetes

Por Renê Fraga
Agora você pode usar a “sabedoria das multidões” para ajudar a tomar decisões e ter todas as suas questões respondidas. O Google está disponibilizando um recurso de enquetes no Orkut!
Agora todos os usuários do Orkut podem criar e postar enquetes em qualquer comunidade em que é membro. Apenas clique na sua comunidade favorita, escreva a sua questão, e ainda você pode ilustrar uma imagem, e pronto! Membros da comunidade podem votar e deixar comentários referente a sua questão.
Este recurso pode ainda não estar na sua comunidade, mas o Google promete que o recurso estará em breve em todo o Orkut.

PIADA...


segunda-feira, março 26, 2007

Craagle…

Por Ppinto

Deparei-me recentemente com uma aplicação que é o Inferno para os pecadores, piratas e crackers. Este post servirá para vos alertar que de facto o “Lado Negro da Força” está vivo, fiquem atentos. A ideia não é meter-vos em contacto com o “outro lado da internet” mas sim mostrar-vos o que existe para além da navegação dita “normal”. Lembro e reforço que ao utilizarem estas aplicações e os dados destes sites estão a incorrer numa violação de dezenas de leis e até da própria ética, mas deixemos isso para os que ainda têm consciencia.
Sabem o que é Craagle? Claro que aqueles que procuram os ilegais números de série, os “craks” e as “covers” ou capas de Cds, conhecem. Craagle é aquela aplicação que permite procurar cracks, serials e covers por essa net fora e encontrado o objecto do crime, apenas com um duplo clique cai-nos no PC o tal ficheiro.
A aplicação é bastante parecida com o motor de busca o Google mas em formato de aplicação, por isso não se deixem enganar, o Google é um motor de busca, legal e com características educativas, o Craagle é uma aplicação que busca a ilegalidade no acto de dar como válida a compra e utilização de uma aplicação proprietária.
Em seguida deixo-vos uma lista de sites que contêm matérial ilegal e que o Craagle usa para as suas pesquisas.
Sites de Crack Suportados:
—————————-
Cracks.Am
KeyGen.Us
AllCracks.Net
Andr.NetCrack.Ms
Crackz.Ws
CrackArchive.Com
CrackDb.Com
CrackzPlanet.Com
CrackWay.Com
MsCracks.Com
CrackPortal.Com
TheCracks.Us
KeyGen.Ru

Sites de Serials Supportados:
—————————-
Seriall.Com
FreeSerials.Com
SerialSite.Com
Serials.Ws
Andr.Net
SerialKey.Net
SerialArchive.Com
CrackzPlanet.Com
MsCracks.Com
CrackPortal.Com
KeyGen.Name
TheKeys.Ws
FreeSerials.Ws
FreeSerials.Spb.Ru
Serial.220volt.Info
SerialCodes.Net
Sites de Covers Supportados:
—————————-
CoverTarget.Com
CoverAll.Come.To
CoverIsland.Com

Lembro que devem usar o Craagle com precaução e que devem estar cientes que quase com uma certeza de 100% estão a quebrar uma lei, seja aqui em Portugal seja na longínquo e distante Micronésia! Eu avisei!