quinta-feira, dezembro 27, 2007

É hora de contratar um especialista em TI? (Parte II)

por Equipe Microsoft Pequenas Empresas

Encontre o especialista certo
Existem várias qualificações a serem levadas em consideração ao selecionar um especialista em TI para criar uma parceria. Mas, de um modo geral, você deve seguir sua intuição sobre quem é mais adequado para a sua empresa. É recomendável desenvolver um relacionamento de longo prazo com alguém que você tenha certeza de que fará o que é melhor para sua empresa. Você está contratando um especialista em tecnologia porque você não possui o tempo e/ou a experiência para investigar as soluções sozinho. Isso significa que você precisa transmitir o que deseja alcançar, o que seu orçamento permite e, no fim, você precisará ser capaz de confiar nas recomendações do seu especialista em TI.
Aqui estão outras considerações a serem feitas durante as entrevistas com especialistas em TI:
Orientação - Você pode estar hesitante em aceitar conselhos sobre tecnologia de amigos e parentes, mas nunca é demais pedir orientação a colegas de negócios de sua confiança que estão satisfeitos com seus especialistas em TI. É um bom lugar para começar a sua pesquisa.
Localização - Com a Internet, é possível solucionar problemas de tecnologia a quilômetros de distância. Mas nem todas as pessoas ficam satisfeitas com um relacionamento remoto. Você precisa decidir se prefere encontrar um especialista na sua região que esteja disponível para visitas locais.
Experiência - Os profissionais de TI especializados em trabalhar com pequenas empresas possuem experiência com soluções projetadas para pequenas empresas. Eles também entendem as limitações de recursos que as pequenas empresas geralmente enfrentam. Quando conversar com especialistas em potencial, pergunte sobre seus conhecimentos em atividades similares à sua; alguns podem ser especializados em setores de mercado. Também pergunte sobre certificações em produtos que você já use ou pretende usar. Se usar aplicativos empresariais, pergunte sobre as experiências passadas do especialista com esses aplicativos.
Suporte - Se estiver em busca de um acordo de longo prazo, deixe isso claro com os especialistas que entrevistar. Descubra se estão disponíveis para treinar e dar suporte à sua equipe durante o processo de aprendizagem do novo sistema. Eles estão disponíveis 24 horas se você precisar deles? Se estiver trabalhando com uma pequena firma, eles possuem outros profissionais para atender às suas necessidades no caso de férias ou doenças do especialista escolhido?
No final das contas, você está buscando tranqüilidade. Tenha certeza de que o seu especialista em TI pode lhe dar isso.

É hora de contratar um especialista em TI? (Parte I)

por Equipe Microsoft Pequenas Empresas

Estabelecer um relacionamento com um especialista pode trazer tranqüilidade.

Quando se trata de tomar decisões importantes sobre tecnologia, os pequenos empresários geralmente se encontram em uma posição difícil. Muitos não possuem o tempo necessário para realizar uma pesquisa detalhada sobre as soluções que poderiam beneficiar suas atividades. Mas também não possuem os recursos necessários para dedicar uma equipe a assuntos de tecnologia da informação (TI).
Portanto, o que geralmente acontece é que o pequeno empresário segue o conselho de amigos ou parentes... e não faz nada.
Uma alternativa melhor é encontrar um especialista em TI com experiência em ajudar pequenas empresas a lidar com suas necessidades tecnológicas. E isso pode ser um desafio. Várias empresas de consultoria se focalizam em grandes corporações, onde o comprometimento com a TI é geralmente mais forte, e os potenciais de lucros são maiores.
  • O tempo de inatividade devido a panes de computador cada vez mais freqüentes está afetando seriamente a produção.
  • Os funcionários que pensam saber resolver problemas na verdade estão criando novos problemas.
  • Você juntou vários sistemas diferentes e eles não estão funcionando bem juntos.
  • Você sabe que sua empresa pode se beneficiar de uma atualização tecnológica, mas não sabe por onde começar.

Entretanto, isso está mudando à medida que mais fornecedores de tecnologia focalizam no mercado de pequenas empresas e desenvolvem uma rede de parceiros para garantir suporte às soluções que oferecem às pequenas empresas. Se decidiu que precisa da ajuda de um profissional de TI, você tem algumas opções sobre como proceder. A curto prazo, você pode encontrar um especialista em TI para consertar o que não funciona e talvez criar um contrato de manutenção para ajudar e evitar problemas semelhantes no futuro. Isso pode ser um cenário apropriado se a tecnologia não for vital para as suas atividades comerciais. Entretanto, convém seguir uma abordagem a longo prazo, desenvolvendo uma verdadeira "parceria" com um especialista em TI especializado em pequenas empresas. Dessa forma, você obtém assistência para os seus problemas imediatos. Ao mesmo tempo, o especialista vai conhecer você e o modo como a sua empresa opera. Juntos vocês podem desenvolver e implementar, conforme os recursos permitirem, uma estratégia de TI que atenda aos seus planos futuros para sua empresa.