sexta-feira, maio 04, 2007

Chip a vácuo da IBM será 30% mais rápido

Por Reuters*

A IBM desenvolveu uma forma de fazer microchips funcionar um terço mais rápidos com 15% a menos de força ao utilizar um material exótico que se "monta sozinho", em uma forma semelhante a uma concha marinha ou floco de neve.
A empresa disse que o novo processo permite que o chip seja produzido com vácuo, substituindo as substâncias semelhantes ao vidro, utilizadas há décadas. "Esta é uma das maiores descobertas da última década", disse John Kelly, vice-presidentes de tecnologia e propriedade intelectual da IBM. "O Santo Graal dos isoladores é o vácuo e agora conseguimos usá-lo", completou.
A técnica funciona ao cobrir uma pastilha de silício com uma camada de um polímero especial, que quando cozido, naturalmente forma trilhões de pequenos buracos uniformes de apenas 20 nanômetros.
O padrão resultante é utilizado para criar a fiação de cobre em cima do chip e isolando os buracos que deixam a eletricidade passar com facilidade. Um processo similar é visto na natureza durante a formação de flocos de neve e conchas marinhas.
"O problema que precisa-se solucionar é como criar grandes furos no isolamento", disse Nathan Brookwood, que trabalhar para a empresa de consultoria Insight 64. "Tipicamente, quando eles tentam, acabam fazendo um chip como queijo suíço, sem integridade qualquer", falou.
De acordo com Kelly, a IBM tem planos de utilizar a técnica para fazer chips em 2009, mas já fez protótipos baseados em desenhos existentes e existe a possibilidade de antecipar os planos.
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Quem surgiu primeiro o e-mail ou a internet?

Por Luciano
O e-mail é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de e-mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores.
O primeiro sistema de troca de mensagens que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT.
A Internet: começou em 1969 como a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ela foi criada para a guerra, pois com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus. Em seguida, ela foi usada inicialmente pelas universidades, onde os estudantes, poderiam trocar de forma ágil para a época, os resultados de seus estudos e pesquisas.

quarta-feira, maio 02, 2007

EUA: primeiro cartão WiMax para laptops é aprovado por órgão regulador

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

Taipé - Dispositivo fabricado pela ClearWire ganha aprovação da FCC e deverá chegar ao mercado norte-americano até o final do ano, diz companhia.
Reguladores aprovaram o primeiro cartão para banda larga WiMax voltado para notebooks a ser oferecido pela ClearWire, que deverá estar disponível para usuários até o final do ano, afirmou a companhia nesta terça-feira (02/05).A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (do inglês, FCC) aprovou o cartão para slots Type II que pode ser usado nos sistemas Windows Vista e XP, afirmou a companhia em anúncio.Os gadgets funcionam nas redes WiMax da Clearwire, que foi construídas com equipamento da Motorola.
Saiba mais sobre Wimax:> A revolução da banda larga chega pelo ar> De TV no celular a carros conectados> WiMax para 700 mil brasileiros em 2010> Interesse entre pequenas e grandes operadoras> Imagens: Licenças para WiMax> Fotos: WiMax no BrasilA aprovação de cartões WiMax com melhor performance deve popularizar o uso de WiMax ao aumentar sua potencial base de usuários, acredita a companhia.Usuários dos portáteis foram fundamentais no aumento da popularidade do Wi-Fi, que deverá ser substituído pelo WiMax para acessos online de longo alcance em ambiente urbano. As redes sem fio se tornaram populares por não exigir que as pessoas se sentassem em um desktop em casa para navegar, permitindo leitura de e-mails em cafés e ambientes externos.A Clearwire espera que laptops com o dispositivo para WiMax estejam disponíveis na segunda metade deste ano. A companhia oferece atualmente serviços de banda larga sem fio nos Estados Unidos e na Europa. Assinantes do serviço aumentaram para 206 mil durante o final do ano, a partir de apenas mil em setembro de 2004.Bases no padrão WiMax enviam sinal de internet banda larga para distâncias que podem chegar a até 4 quilômetros, enquanto o alcance de redes sem fio Wi-Fi do padrão 802.11g atingem apenas 50 metros.
*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipei.