quarta-feira, abril 04, 2007

Leitor de jornal on-line é mais atento do que de veículo impresso, diz estudo

Por Carlão
Pessoas que usam a internet para acompanhar notícias prestam mais atenção no que estão lendo do que leitores de jornais impressos.
É o que afirma um estudo norte-americano que refuta o senso comum de que internautas não lêem muito.
O estudo testou quase 600 leitores em quatro mercados norte-americanos. Os participantes da pesquisa, divididos entre homens e mulheres de 18 a 60 anos, foram acompanhados por 30 dias.
A pesquisa EyeTrack07, produzida pelo Poynter Institute, descobriu que os leitores on-line lêem 77% do que escolhem. Já compradores de jornais impressos lêem em média 62% do conteúdo de seus veículos. Leitores de tablóides ficam ainda mais atrás, com índice de cerca de 57%.
Ainda segundo o estudo, quase dois terços dos leitores on-line, uma vez que escolhem um item em particular para ler, lêem todo o texto. A pesquisa também descobriu que pessoas prestam mais atenção a itens escritos em forma de pergunta e resposta ou no formato de listas.

Google quer melhorar informações sobre cuidados de saúde

Por Renê Fraga
O Presidente Bush não é o único que está pressionando por mais informações sobre cuidados de saúde. De acordo com Adam Bosworth, vice-presidente do Google, o gigante da internet está tentando melhorar os resultados relacionados para deixa-lo mais produtivo.
Bosworth explicou que administradores do Google passaram por doenças sérias em suas famílias e notaram a dificuldades em localizar informações sobre doenças e tratamentos.
“Google está pronto para se envolver na área da saúde,” disse Bosworth. “Uma grande porcentagem de buscas no Google envolvem questões relacionadas a saúde.” De acordo com Bosworth, o Google está trabalhando para melhorar 4 categorias:
  • Buscas por sintomas
  • Buscas por doenças particulares e tratamentos disponíveis
  • Buscas por profissionais em tratamento de doenças particulares
  • Buscas com questões relacionadas em como viver com alguma doença ou sintoma

Você já ouviu falar de FoIP?

Por *Ricardo Caldas

Se ainda não, é bom ficar atento. Até porque após o boom da oferta de soluções de voz sobre o protocolo de Internet (VoIP), cada vez mais empresas aderem ao uso da mesma base dessa tecnologia para servidores de fax, o chamado FoIP.
O Fax sobre IP (FoIP) oferece ainda mais vantagens que seu irmão focado em voz. Assim, ao invés de transformar o sinal de fax em dados analógicos e transmiti-los pela linha telefônica como fazem os aparelhos tradicionais, o FoIP modifica os dados em pacotes digitais que navegam por uma rede, em geral, a Internet. Os dados digitais requerem bem menos largura da banda, agilizando o envio e o recebimento de fax.
Além de reduzir os custos, como o VoIP, o Fax sobre IP, aliado a um servidor de fax, permite que as mensagens sejam recebidas no computador dos destinatários, evitando impressões desnecessárias e minimizando o risco de perda do documento, algo comum quando o papel é impresso em um local distinto de seu destino, e cabe a um funcionário o trabalho de entregá-lo à pessoa responsável.
Segundo o relatório Computer-Based Fax Markets Report 2005-2010, da Davidson Consulting, as vendas de FoIP devem crescer a uma taxa anual de 50,7% nos próximos cinco anos (2006 – 2010) e é esperado, para o mesmo período, que o mercado de servidores de fax cresça a uma taxa anual de 8,2%.
Isso se dá graças à importância contínua do fax para os negócios, com uma solução de entrega de documentos confiável e segura. Segundo o responsável pelo relatório, os servidores de fax venderam bem em 2005, em parte porque as companhias estão interessadas em movimentar seus documentos com mais segurança. A automatização de processos também é um dos motivos que faz a dupla FoIP e servidor de fax crescer.
A segurança na transmissão, a possibilidade de examinar as mensagens e guardá-las em um repositório central, para que sejam pesquisadas e recuperadas de forma rápida, e a flexibilidade de mover e guardar as mensagens, fazem com que o FoIP seja considerado uma tendência irreversível para o mercado de comunicação empresarial.
Com a necessidade de automatizar processos, torná-los mais seguros e confiáveis e ainda diminuir gastos, o FoIP é um caminho indispensável que deve ser traçado por empresas que recebam um grande volume de documentos, como seguradoras, órgãos governamentais e bancos, por exemplo. Ao optarem por uma solução de FoIP, elas atingirão um novo patamar de comunicação corporativa.

*Ricardo Caldas é engenheiro e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e diretor-presidente da Telemikro Tecnologia da Informação.

Livros gratuitos ensinam a criar blogs, fotologs e podcasts

Por Redação Terra

Uma coleção de livros eletrônicos está disponível totalmente de graça para os usuários que querem entrar na onda dos blogs, fotologs, podcasting e outras ferramentas de comunicação e interação na Web. Os títulos foram produzidos sob a licença Creative Commons, pelos jornalistas Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei. Para baixá-los para o disco rígido, clique com o botão direito do mouse sobre o link e selecione a opção "Salvar destino como..." (Save target as...):


Baixe o livro sobre Blogs
Baixe o livro sobre Podcast
Baixe o livro sobre Flog & Vlog
Baixe o livro sobre Jornalismo Cidadão
Baixe o Adobe Reader
Monte agora o seu blog
Assine os podcasts do Terra
Monte agora o seu Fotolog
Participe do vc Repórter


A coleção Conquiste a Rede é composta por quatro livros em formato PDF - é necessário um software como o Adobe Reader para lê-los. Os temas são Blogs, Podcast, Flog & Vlog (fotolog e vídeolog) e Jornalismo Cidadão. O propósito é iniciar o internauta nas novas formas de comunicação pela Web, por meio de textos didáticos e em português.
Pela licença Creative Commons (www.creativecommons.org.br), a coleção pode ser distribuída livremente, com os devidos créditos, desde que não haja fins lucrativos. Ana Carmen Foschini (www.anacarmen.com) é jornalista e escritora. Roberto Romano Taddei é jornalista e poeta. Mantém os blogs networkjornalismo.blogspot.com e rrtaddei.blogspot.com.

Veja acessórios geek para apreciadores de cerveja

Até geeks de computador gostam de uma cerveja volta e meia. Alguns nerds cervejeiros com muito tempo nas mãos implementaram invenções que facilitam a vida de seus colegas que apreciam a bebida. O site TechEBlog fez uma seleção dos acessórios geeks de cerveja mais legais.
» Veja fotos dos acessórios
Um italiano adaptou ao seu PC uma torneira que entrega chope bem gelado. Já uma empresa britânica criou um dispositivo que é capaz de gelar uma lata 240 vezes mais rápido que uma geladeira convencional. O aparelho pode transformar uma latinha de cerveja quente em uma bem gelada em 60 segundos.
Um piloto de helicóptero adaptou um abridor de garrafas ao veículo e "inventou" um helicóptero-abridor-de-garrafas. Não é bem uma invenção, mas o esforço do homem merece destaque. Em um laboratório de mecatrônica, um grupo de pesquisadores programou um braço mecânico para abrir e servir uma gelada. No Japão, uma empresa patenteou uma máquina que serve o chope perfeito. O aparelho até inclina o copo e sempre acerta no colarinho.
O americano John W. Conwell inventou uma geladeira que além de manter a bebida refrescada, lança a lata até o sofá, poupando o esforço desnecessário de se levantar e ir até a cozinha e poupar do incômodo de ter que sair da frente da televisão.

terça-feira, abril 03, 2007

Personalizando seu Windows

Achei este tutorial na internet e notei que pode ser muito útil para quem trabalha diariamente com o Windows e também para quem gosta de deixar o windows com a sua "cara".
Bom, neste tutorial eu vou está ensinando como colocar uma imagem e como inserir informações na janela Propriedades do Sistema de seu Windows.
1º PASSO: crie uma imagem de tamanho 180 x 114 pixels no formato .BMP (Bitmap) e salve-a com o nome Oemlogo.
Como exemplo, pegamos uma tradicional foto de Angelina Jolie e dimensionamos para o tamanho interessado.Veja que vocês podem utilizar qualquer imagem, seja uma foto pessoal ou uma marca de sua empresa.
2º PASSO: abra o bloco de notas e escreva os seguintes dados
[General]Manufacturer=Para suporte...
Model=MAURIVAN - Vampeta
[Support Information]
Line1="TÉCNICO: Maurivan - Vampeta"
Line2="FONE: 7850-3734"
Line3="ICQ: 147830684"
Line4="E-MAIL: vampeta@gmail.com"
3º PASSO: coloque a imagem Oemlogo.BMP e o arquivo OEMINFO.INI na pasta:
Para Windows 2000 ou XP:C:\WINDOWS\system32
Para Windows 98 ou Me:C:\WINDOWS\system
4º PASSO: agora vamos testar para vê se nosso trabalho não foi em vão.
Abra a janela Propriedade do Sistema do seu windows.(atalho: Logotipo do Windows + Pause/Break)
Se abrir uma tela com a imagem trabalhada e com um botão 'Informações Sobre Suporte', então a tarefa foi realizada com sucesso.
Observe a Imagem abaixo com o resultado final.

segunda-feira, abril 02, 2007

O Que é Bluetooth

Por Ligeirinho

A experiência Bluetooth™
Liberte-se dos cabos e deleite-se com a liberdade sem limites. A tecnologia sem fio Bluetooth™ liberta mais do que suas mãos – descubra como é fácil sincronizar dispositivos, compartilhar arquivos e mulitarefa quando você não está enrolado com os fios ou conectando e desconectando constantemente.

Por que se chama Bluetooth™?
O rei Viking Harald Bluetooth unificou a Noruega e a Dinamarca; ele era reconhecido por ser um grande comunicador, hábil em reunir as pessoas para conversarem – mas ele jamais teria adivinhado que mil anos depois, uma poderosa tecnologia receberia o seu nome!

Como funciona?
Cada dispositivo Bluetooth™ tem um nome exclusivo, permitindo que se reconheçam ao serem emparelhados e evitando a interferência de outros dispositivos. A tecnologia Bluetooth™ permite a comunicação em até 10 metros, com velocidade de até 720 kb/s por canal.

Magic sincronizada
Com Bluetooth™, você pode sincronizar suas ferramentas de trabalho rapidamente e sem esforço. Depois de emparelhar, seus dispositivos lembram os nomes exclusivos dos outros e conectam-se de forma transparente todas as vezes, assim como reconhecemos nossos amigos. Muitos celulares Sony Ericsson são compatíveis com Apple® iSync.

Essencial no carro
Emparelhe seu celular com uma unidade handsfree para dirigir com segurança e dispor de comunicação conveniente. O celular e a unidade conectam-se instantaneamente, mesmo com o telefone dentro da bolsa, permitindo manter as mãos no volante e os olhos na estrada enquanto recebe, faz ou não atende as ligações.

Headset Bluetooth™
Livre-se daqueles cabos incômodos! Um headset Bluetooth™ oferece uma qualidade superior de áudio para você e para a pessoa com quem você está falando, e complementa suas roupas com um design cheio de estilo. Controle as chamadas facilmente com botões e controle de voz, a até dez metros de seu telefone.
A tecnologia versátil
No espírito da cooperação, os produtos Sony Ericsson Bluetooth™ são compatíveis com outras marcas, como Sony, TDK, Apple™ e Palm. Conecte-se facilmente a um PC ou PDA para navegar pela Web e sincronizar arquivos, além de imprimir sem fios em impressoras habilitadas com Bluetooth™.

Ouvir é um prazer
Aumente o volume com confiança para ouvir sua música favorita – seu dispositivo Bluetooth™ automaticamente silencia a música para receber chamadas. Não há necessidade de correr para ajustar o volume.

A liberdade para se divertir
A tecnologia Bluetooth™ ajuda a passar o tempo: curta jogos multi-jogadores com seus amigos, celular com celular, ou controle e corra com um carro Bluetooth™ controlado pelo telefone. E o QuickShare™ permite compartilhar suas imagens favoritas facilmente, é só arrastar e soltar.

Como emparelhar o celular e um dispositivo Bluetooth™:
Prepare o dispositivo Bluetooth™ tornando-o 'visível' (modo de emparelhamento) para o telefone.
Agora, acesse as configurações de conectividade do celular e clique para adicionar o novo dispositivo.
Seu celular busca o dispositivo Bluetooth™, e mostra os dispositivos encontrados.
Escolha seu dispositivo e clique para selecioná-lo.Insira o código de acesso (normalmente "0000") e pressione "OK".
O dispositivo Bluetooth™ está pronto para ser usado com seu telefone.

1ª universidade japonesa online!

Por Peopleware
A utilização da Internet ao serviço da educação continua a ser foco de interesse para alguns países, desta vez o Japão, onde começaram hoje as aulas na primeira universidade online, publicou a AFP.
O modelo de ensino dirige-se a todos os alunos - embora a maioria de inscritos tenha idade próxima dos trinta anos - que procuram na Cyber University, formação nos cursos de Tecnologias da Informação e Cultura Mundial, os únicos disponíveis por enquanto.
Os cursos têm a duração de quatro anos e já contam com 600 alunos inscritos, em cada um. Os estudantes podem ter acesso às aulas a qualquer hora e em qualquer localização, desde que tenham um computador com ligação a redes de banda larga. Processos como entrega e apresentações de trabalhos são também efectuados através da Internet.
A apresentação da universidade aconteceu no sábado passado durante as cerimónias de abertura do novo ano lectivo no Japão. O evento contou com a presença de Ken Miyauch, director da nova instituição, que se fez acompanhar por 130 alunos, aos quais se juntaram outros através de ligações por computador.
Aprovada em Novembro passado, como parte dos processos de desregulação em áreas específicas de interesse económico e empresarial, a Cyber University é detida em 71 por cento pela Softbank Corp. e surge numa altura em que o país recupera da recessão sentida nos anos 90.

Sistema 100% Free para LAN-House e CyberCafé

Por Thiago Sampaio

Você tem uma LAN-House, e utiliza um software pirata para administrar? Não faça isso, conheça o VSCyber™Free, o primeiro no mercado brasileiro com foco voltado para nova geração de LAN-House e CyberCafé. A proposta do VSCyber é disponibilizar um software de qualidade, inteiramente grátis e funcional, isso mesmo, 100% free e sem limitações de máquinas ou funcionalidades.
Link: http://www.vscyber.com/