domingo, março 18, 2007

O Google vai eliminar os vestígios deixados pelos visitantes

Por Hugo Ribeiro

O Google anunciou que irá, "nos próximos meses", apagar os bilhões de dados colectados sobre os utilizadores dos seus produtos desde a sua criação em 1998. Ou seja, 9 anos de informações gravadas como os pedidos das mesmas na engine, o endereço IP da máquina ou ainda o conteúdo dos cookies (data, hora, sistema operacional utilizado, etc.).


"Nós estamos felizes por poder anunciar uma mudança na nossa política de gerenciamento de dados privados, escreveram Peter Fleischer e Nicole Wong, conselheiros jurídicos do Google, no blog oficial do grupo na internet, salvo se nós formos obrigados legalmente a conservar por muito mais tempo os dados da conexão. Neste caso nós tornaremos os servidores de log anónimos após um período de tempo limite."


Um período estimado para o momento entre 18 e 24 meses.


O Google conservará os dados da conexão com a finalidade de optimizar os seus serviços como o histórico das pesquisas on line. Certamente o Google continuará oferecendo este nível de serviço que será enriquecido com opções de protecção. É possível citar, por exemplo, a possibilidade de se gravar de maneira privada ("off the record") as conversas no Google Talk ou a interrupção temporária e o encerramento das pesquisas no Google Desktop.


Mas os dados recolhidos são antes de tudo explorados para fins comerciais pelo Google que, depois de revisados, são colocados à disposição dos anunciantes para orientar melhor os clientes potenciais. Uma prática que não agrada muito a associação de proteção da vida privada.


Tanto que o Google não apagará os dados, mas os tornará anónimos. A companhia de Mountain View ainda não divulgou os detalhes deste "anonimato" quem deverá acontecer dentro de um ano. No blog, os porta-vozes destacarm que o utilizador ainda terá a possibilidade de conservar os seus dados além dos 24 meses anunciados.