sábado, março 31, 2007

Paraguai acusa Brasil de favorecer multinacionais em "PC para Todos"

Por Redação Terra
O governo paraguaio acusa o programa "Computador para Todos" de favorecer a China e multinacionais e exige um "acordo de complementariedade". O acordo propõe que o governo brasileiro estenda para a indústria de informática paraguaia, os mesmos incentivos fiscais concedidos para indústrias instaladas no Brasil, de acordo com o Convergência Digital.

» Paraguai quer incentivos fiscais para setor de hardware

O Paraguai é o principal fornecedor de componentes, partes e peças para a indústria brasileira de computadores, além de também ser responsável por grande parte do chamado "mercado cinza". O programa "Computador para Todos" vem mostrando seu sucesso: reduzir o custo de PCs para a população de baixa renda e diminuir o "mercado cinza".

Com o sucesso do programa brasileiro, o Paraguai alega que está perdendo mercado e existe um "acordo de complementeriedade" com o Brasil. O país quer que o governo brasileiro estenda para a indústria de informática daquele país os mesmos incentivos fiscais concedidos para a indústria instalada em solo brasileiro, através dos mecanismos como a Lei de Informática, a MP do Bem e a isenção de contribuições sociais para a produção de PCs mais baratos.