segunda-feira, julho 13, 2009

Rede IP Acadêmica da Unicamp

por Milton Jr.

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – nova unidade da Unicamp, em Limeira, está implementando uma rede convergente capaz de trafegar dados, voz e vídeo de forma unificada, via protocolo IP. A nova infra-estrutura foi arquitetada para suportar uma série de aplicações voltadas, sobretudo para o ensino e a pesquisa acadêmica.

A arquitetura da nova rede opera de forma indistinta sobre a miscelânea de transmissões por cabo de cobre, cabos de fibra e dispositivos de rádio freqüência. A fase de planejamento e desenho da rede teve início em agosto de 2008, após levantamento minucioso das necessidades presentes e futuras de toda a comunidade universitária.

De acordo com Enzo Gomes Beato, analista de desenvolvimento de sistemas e diretor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da FCA, a empreitada procurou adequar-se estreitamente às características únicas do novo campus, como, por exemplo, a estrutura administrativa enxuta e descentralizada, o projeto pedagógico multidisciplinar e a oferta de alguns cursos inéditos no país.

Beato explica que a rede tinha de seguir os padrões capazes de ancorar múltiplos serviços, assentados na comunicação VoIP. Além de oferecer velocidades de até 1 Gbps nos laboratórios de informática, o campus será coberto por uma rede Wi-Fi e telefones IP com e sem fio. Outro passo previsto é a integração da rede com o PABX fornecido pela Siemens, localizado no CCUEC (Centro de Computação) da Unicamp, em Campinas. A faculdade já constatou que há total compatibilidade entre os dois ambientes.

A responsável pela implementação do backbone foi a Extreme Networks, que teve como parceiro a consultoria Netmaster. A plataforma consumiu investimentos iniciais da ordem de 350 mil reais e os aportes devem chegar a 1 milhão de reais em quatro anos, devido à expansão da área.

Para reforçar a performance, a proteção e o contingenciamento no tráfego de dados, uma série de cuidados foi tomada na elaboração e nas especificações do projeto. Os equipamentos possuem diversos recursos de gerenciamento e configuração, o que propicia a implementação de políticas de segurança que garantem o desempenho, frisa o diretor de TIC. Assim, podem ser detectadas pró-ativamente falhas, ameaças e ataques que coloquem em risco a disponibilidade dos serviços e a confidencialidade das informações. Se, por exemplo, houver um acesso indevido, a inteligência do sistema derruba automaticamente a conexão.

Mais:
Unicamp
Planeta Universitário.com
INFO Online