quinta-feira, dezembro 27, 2007

É hora de contratar um especialista em TI? (Parte I)

por Equipe Microsoft Pequenas Empresas

Estabelecer um relacionamento com um especialista pode trazer tranqüilidade.

Quando se trata de tomar decisões importantes sobre tecnologia, os pequenos empresários geralmente se encontram em uma posição difícil. Muitos não possuem o tempo necessário para realizar uma pesquisa detalhada sobre as soluções que poderiam beneficiar suas atividades. Mas também não possuem os recursos necessários para dedicar uma equipe a assuntos de tecnologia da informação (TI).
Portanto, o que geralmente acontece é que o pequeno empresário segue o conselho de amigos ou parentes... e não faz nada.
Uma alternativa melhor é encontrar um especialista em TI com experiência em ajudar pequenas empresas a lidar com suas necessidades tecnológicas. E isso pode ser um desafio. Várias empresas de consultoria se focalizam em grandes corporações, onde o comprometimento com a TI é geralmente mais forte, e os potenciais de lucros são maiores.
  • O tempo de inatividade devido a panes de computador cada vez mais freqüentes está afetando seriamente a produção.
  • Os funcionários que pensam saber resolver problemas na verdade estão criando novos problemas.
  • Você juntou vários sistemas diferentes e eles não estão funcionando bem juntos.
  • Você sabe que sua empresa pode se beneficiar de uma atualização tecnológica, mas não sabe por onde começar.

Entretanto, isso está mudando à medida que mais fornecedores de tecnologia focalizam no mercado de pequenas empresas e desenvolvem uma rede de parceiros para garantir suporte às soluções que oferecem às pequenas empresas. Se decidiu que precisa da ajuda de um profissional de TI, você tem algumas opções sobre como proceder. A curto prazo, você pode encontrar um especialista em TI para consertar o que não funciona e talvez criar um contrato de manutenção para ajudar e evitar problemas semelhantes no futuro. Isso pode ser um cenário apropriado se a tecnologia não for vital para as suas atividades comerciais. Entretanto, convém seguir uma abordagem a longo prazo, desenvolvendo uma verdadeira "parceria" com um especialista em TI especializado em pequenas empresas. Dessa forma, você obtém assistência para os seus problemas imediatos. Ao mesmo tempo, o especialista vai conhecer você e o modo como a sua empresa opera. Juntos vocês podem desenvolver e implementar, conforme os recursos permitirem, uma estratégia de TI que atenda aos seus planos futuros para sua empresa.