quinta-feira, setembro 14, 2006

Conheça serviços Web 2.0 feitos no Brasil

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

São Paulo - Mesmo ainda engatinhando, mercado brasileiro de Web 2.0 já conta com gerenciador de tarefas corporativas online, página customizável e sistemas de categorização de conteúdo.

Você conhece algum serviço de Web 2.0 desenvolvido no Brasil que não consta em nossa lista? Então nos mande um e-mail com sua sugestão de serviço que, após uma avaliação, o IDG Now! publicará o site com um pequeno resumo.

EuCurti - Adaptação nacional do Digg, o EuCurti se assemelha com o site originalmente criado por Kevin Rose pela categorização de notícias a partir dos votos de cada usuário.

A inspiração fica clara não apenas no nome curto, mas também na interface do site, que copia o Digg até mesmo na localização de categorias a na disposição do logo dentro da página.

Após publicar uma notícia de interesse geral que ache interessante no serviço, o usuário pode votar em outros assuntos que pareçam interessantes o suficiente para se manter na página inicial do EuCurti.

Quanto mais votos, mais destaque a notícia ganha na comunidade, que conta com cerca de 400 acessos diários.

OverMundo - Criado pela parceria entre o representante oficial do Creative Commons no Brasil Ronaldo Lemos, o antropólogo hermano Vianna e o advogado Marcelo Zacchi, o OverMundo é considerado o primeiro site apoiado pelo Governo a explorar a Web 2.0.

Definida por Lemos como “jornalismo cidadão”, a iniciativa permite que usuários publiquem textos de assuntos diversos, que carregam a licença Creative Commons e tragam a mínima relação com cultura nacional.

Após a publicação, a comunidade do Overmundo pode votar e categorizar as notícias, no mesmo sistema proposto pelo Digg.

ZeroUm Aprex - Fruto de investimento de 500 mil dólares, o Aprex pretende pagar seus custos no primeiro ano de funcionamento graças a seus planos de assinatura que permitirão que clientes usem suas funções de gerenciamento corporativo online.

Disponível desde maio, o Aprex congrega ferramentas usadas entre grupos de pequenas e médias empresas, como gerenciamento de contatos, envio e recebimento de e-mails, bloco de notas e armazenamento de arquivos pelo disco virtual.

Após o cadastramento dos usuários, cada membro da empresa, por exemplo, pode acessar o pacote online para definir reuniões, compartilhar um documento ou formatar uma apresentação, sem que, necessariamente, a equipe esteja presente.

Os planos corporativos têm preço inicial de 5 reais e prevêem maior espaço de armazenamento, envio de SMSs e ligações por VoIP.

Inovar Velop - O Velop, da Inovar, se apresenta como uma plataforma online para que pequenas empresas gerenciem arquivos, tarefas e contatos pela internet.

Concorrente direto do Aprex, o Velop se concentra na criação de licenças para definir o preço de sua assinatura e não oferece uma versão gratuita suportada por anúncios como a solução da ZeroUm.

Além de concentrar-se no gerenciamento de e-mails, o Velop oferece também calendário para marcação de tarefas, leitor de feeds RSS, painel para gerenciamento de contatos e disco rígido virtual.

O produto se apresenta também como uma solução para que pequenos provedores ou empresas ofereçam contas de e-mail para um grupo específico de clientes sem ter que arcar com a infra-estrutura necessária.