quarta-feira, agosto 23, 2006

Gartner traça previsões para a tecnologia na América Latina

Por Luiza Dalmazo, especial para o Computerworld.

São Paulo - Consultoria diz que será preciso aumentar a atenção com segurança e ter cautela na adoção do código aberto.

O Gartner anunciou algumas de suas expectativas para o mercado latino-americano durante a sua XI Conferência Anual. Entre as tendências para 2006 está o fato de que 80% dos esforços para demonstrar o valor da adoção de sistemas de código aberto falhará devido ao não entendimento das estratégias de adoção.

Para o ano seguinte, na América Latina, o vice-presidente e analista emérito da consultoria, Donald Feinberg, acredita que notavelmente Brasil e México vão se tornar desafiadores em desenvolvimento de aplicações de terceirização, especialmente no mercado de processos de negócios.

Ainda em 2007, as tecnologias wireless e banda larga deverão ser, segundo Feinberg, boas o suficiente para serem consideradas e requeridas na maioria das aplicações.

Finalmente, em 2008, a América Latina caminhará para o gerenciamento de operações financeiras em tempo-real, com atenção especial para a segurança. Canais eletrônicos representarão 80% do total do número de transações.

Jay Heiser, vice-presidente de pesquisa do Gartner, ressalta que as empresas não querem reduzir flexibilidade e que é por isso que será preciso atenção com a segurança dos dados. "Em todo o mundo, empresas privados e públicas aumentarão nos próximos três anos os cuidados com as informações do negócio e o nível de transparência deverá crescer bastante", afirma.

"O risco de hoje é mais significante do que o de dez anos atrás", completa Heiser. Para ele, o maior cuidado continua sendo em relação às pessoas, que representam também o maior desafio.

Também por causa dos riscos associados aos negócios é que Heiser acredita que a utilização dos conceitos de governança, principalmente Sarbanes-Oxley, deverão ser cada vez mais usados nos departamentos de TI.