quarta-feira, agosto 23, 2006

Quais são as 10 tecnologias para 2007?

Por Redação do Computerworld

São Paulo - Gartner elege as 10 principais tecnologias para 2007. Confira.

Na abertura da XI Conferência Anual do Gartner, que aconteceu em 22/08/2006, o vice-presidente de pesquisa da consultoria, Carl Claunch, destacou os sistemas que estarão em 2007, como o EMI (Enterprise Information Management) e o aumento do esclarecimento em relação ao grid computing (portais, sistemas de mensagens instantâneas), assim como virtualização.

O analista acredita que a inovação da TI se manterá no atual ambiente econômico e que haverá ainda uma redução de produtividade em relação ao open-source, apesar de a tecnologia aparecer na lista de destaques para o próximo ano. Em evidência , portanto, estão virtualização, grid computing, service-oriented architecture (SOA) e open source, somados a outras tendências de longo prazo, como o AJAX.

“Hoje as empresas estão mais familiarizadas com grandes servidores divididos em vários outros. O que perceberemos é a integração e virtualização dessas estruturas físicas, o que facilitará o trabalho dos operadores e usuários”, destacou.

Entre os produtos com mais maturidade, o analista ressalta os de desenvolvimento, operação de sistemas e segurança. Com menos amadurecimento, estão aplicações corporativas, de fluxo de trabalho, integração de serviços e virtualização.

Em relação às tecnologias de internet, as principais, de acordo com Claunch, serão as que possuem princípios de links globalizados, descentralização e extensão. “O Google está bem porque é eficiente na coleta de idéias. Ele é capaz de identificar o quanto importante um site é”, afirma.

As 10 tecnologias destaques em 2007 para o Gartner.
1. Virtualização
2. Grid Computing
3. Service-Oriented Architecture (SOA)
4. Enterprise Information Management (EIM)
5. Open Source
6. Acesso à informação
7. Ajax
8. Mashup Composite Model
9. Computação Distribuída no Ambiente (do inglês, Pervasive Computing)
10. Coleta inteligente de dados.