quarta-feira, agosto 23, 2006

Google cria serviço de hospedagem para projetos de código aberto

Por Nancy Gohring*, para o IDG Now!

Dublin - Reações da comunidade variam desde críticas ao SourceForge até apreensão quanto aos limites de licença no serviço do Google.

O Google está oferecendo espaço para hospedar projetos de desenvolvimento de software livre, em um movimento que foi recebido com reações diversas pela comunidade open source.

Como parte da nova oferta, lançada na quinta-feira (27/07), o desenvolvedor tem acesso a 100 MB (megabytes) de disco para compartilhar seu projeto de código aberto, e pode utilizar ferramentas como rastreador de observações e suporte a lista de e-mail.

De acordo com o Google, o objetivo do projeto é fomentar comunidades produtivas e saudáveis de código aberto. Para usar o serviço, é preciso ter uma conta de e-mail no Gmail. Por enquanto, o serviço não é suportado por anúncios e os desenvolvedores também não podem incluir publicidade nas suas páginas de projeto.

Além disso, os projetos inclusos na plataforma só podem ser oferecidos sob alguns tipos de licença, em um esforço do Google para encorajar a adoção padronizada de licenças fortes e populares.

Na página de dúvidas do serviço, o Google admite que sua plataforma tem algumas desvantagens em comparação com outras similares. Por exemplo, embora haja uma série de rastreadores de observações disponíveis, o Google criou um próprio, que confia em alguns poucos campos aliados à tecnologia de buscas da empresa, para simplificar o uso.

O Google sugere que se não oferecer algumas das ferramentas exigidas, os desenvolvedores podem usar recursos hospedados por outros sites, incluindo links no seu projeto para que usuários diretos acessem as outras ferramentas.

O novo serviço é similar ao oferecido pelo site de colaboração em código aberto SourceForge.net, que em maio atingiu 100 mil projetos hospedados desde sua criação.

Os comentários sobre o anúncio do Google no site de tecnologia Slashdot.org, que, junto com o SourceForge, é mantido pelo Open Source Technology Group, foram diversos. Alguns reclamavam do fraco desempenho do SourceForge e expressavam a esperança de que o serviço do Google seja melhor. Outros reclamavam da pobreza de recursos e licenças no novo serviço do Google.

Um comentário, assinado pelo gerente de engenharia do SourceForge, Ross Turk, contudo, dizia que o projeto do Google será positivo para a comunidade open source.

Embora hoje o Google não permita que os projetos do SourceForge sejam importados para o novo site de hospedagem, o SourceForge está discutindo formas de integrar melhor os dois serviços, segundo Turk. “Espero que haja uma integração muito mais substancial, à medida que a comunidade deixe claras as suas necessidades”, ele escreveu.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.