quarta-feira, agosto 23, 2006

Wikis podem aposentar conceito de intranet nas empresas

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

São Paulo - Conheça o wiki, ferramenta colaborativa popularizada pela Wikipedia, que leva a Web 2.0 para dentro das empresas.

Por trás da badalada Wikipedia, enciclopédia livre que conquistou milhões de leitores e ganhou o status de “tão confiável quanto a Britânica”, se esconde uma tecnologia que começa a ganhar adeptos no mundo corporativo: os softwares de wiki. Entre eles, destacam-se pesos-pesados como a IBM, que aposta na ferramenta para facilitar a colaboração a avançar em projetos de uma das suas áreas mais estratégicas: a de inovação.

Para definir o que fazem os wikis, ninguém melhor do que ela, a própria Wikipedia: “software colaborativo que permite a edição coletiva dos documentos usando um singelo sistema e sem que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação”.

O conceito é realmente simples - textos publicados na web que podem ser modificados por qualquer usuário, via browser, sem a necessidade de autorização prévia, aliados a um sistema que registra todas as alterações e as exibe, de forma transparente, tornando a construção do conhecimento muito mais fluída.

As aplicações são as mais diversas. Na web, é possível encontrar desde guias de viagem e sites de notícias até verdadeiros manuais de tecnologia, abordando temas como Mac, Linux e Java, todos construídos colaborativamente. Dentro das empresas, as possibilidades também são infinitas. “É possível desenvolver produtos, elaborar propostas comercias de forma cooperada, criar um wiki que ajude a definir as melhores formas de atender um cliente ou estabelecer políticas de recursos humanos, por exemplo”, explora Sérgio Lozinsky, líder em estratégia corporativa para América Latina da IBM Global Business Services.

Os wikis são um dos elementos da chamada Web 2.0, de forma bastante geral, baseia-se em um novo paradigma de produção de conteúdo, que parte dos usuários para os próprios usuários - sites de compartilhamento de vídeos (como o YouTube), de fotos (Flickr), bookmarks (Del.icio.us), blogs e redes sociais atestam a crescente popularidade do modelo.

No mundo corporativo, a aplicação deste modelo pressupõe não mais uma comunicação hierarquizada, que parte da cúpula para a base, mas uma construção difusa das idéias dentro da empresa. Em outras palavras, sai de cena a intranet e entram os wikis.

No Brasil, este é um modelo ainda não muito difundido entre as empresas. “Sabemos de algumas experiências, mas ainda está muito restrito a empresas da área de Tecnologia da Informação. No futuro, esta tecnologia poderá ser usada por empresas da área farmacêutica, para criar um novo remédio, por exemplo. Pensando além, podem ser criados wikis que extrapolam o ambiente interno e se estendem à cadeia de parceiros das empresas”, especula o executivo da IBM.

O conceito é novo, mas não totalmente inexplorado em terra tupiniquim. O Peabirus, plataforma para criação de redes orgânicas (que, em uma comparação simplista, funcionam como as redes sociais, cujo principal expoente no Brasil é Orkut) que reúnem diferentes elos de cadeias produtivas - empresas, pesquisadores, entidades setoriais, entre outros -, estréia nesta semana um wiki voltado a apresentar os projetos que estão sendo criados e discutidos dentro do ambiente.

“O Wikirus será aberto à visitação pública, mas só poderá ser editado pelos próprios participantes do Peabirus, que hoje são mais de mil, em diferentes cadeias produtivas”, explica Rodrigo Mesquita, diretor da empresa Raduim Systems, criadora da plataforma. “Além disso, teremos o Educarus, que será um wiki voltado, inicialmente, à definição das políticas de conduta dentro do Peabirus”, acrescenta.

Mas como toda boa idéia, o wiki pode se tornar um complicador dentro da empresa, em vez de um facilitador, se não for adotado da forma correta, observando-se alguns cuidados. Lozinsky, que participa de um wiki com mais de mil membros (em apenas dois meses de vida) dá algumas dicas para o sucesso de um wiki corporativo:

1. Massa crítica
Muitos wikis nascem dentro da própria organização, em um pequeno grupo, e vão ganhando a adesão de outros membros da empresa, o que facilita a criação da cultura. Mas quando a empresa opta por criar um wiki, é preciso um esforço para gerar massa crítica - ou seja, fazer com que de fato as pessoas participem da sua elaboração. “Não bastam três pessoas para fazer um wiki, é preciso reunir diversos talentos para que ele faça sentido. Além disso, cada colaborador vai ter que ter algo a doar e algo a receber daquele wiki, senão não voltará lá”, opina o executivo da IBM.

2. Cultura
Tentar impor a criação de wikis dentro de uma companhia vai totalmente de encontro à própria proposta da livre colaboração, portanto, antes de tudo, é preciso observar se a empresa possui uma cultura colaborativa. A solução e pode estar na criação de campanhas incentivo e divulgação para que as pessoas experimentem e, se sentirem à vontade, adotem a prática.

3. Atualização
O wiki é um texto vivo, e para que continue fazendo sentido, tem que estar em constante atualização. “Se você entrar em um wiki de manhã e voltar à noite, sem notar nenhuma diferença, ele está fadado a morrer”, vaticina Lozinsky.

4. Administração
Embora pressuponha a liberdade de intervenção geral e sem hierarquia, todo wiki tem pelo menos um administrador, responsável pela moderação daquele ambiente. Como na Wikipedia, os administradores removem eventuais incorreções e vandalismos. É necessário também que este gestor esteja envolvido com a área de TI, que garantirá a segurança e a infra-estrutura do projeto.

5. Investimento
Uma das vantagens dos projetos de wiki é que eles não exigem um investimento inicial alto. Estão disponíveis para download softwares gratuitos que permitem implementar o sistema sem grandes despesas. Os custos, alerta Lozinsky, poderão vir no futuro, associados à governança destes wikis, caso eles venham a vingar, exigindo recursos humanos responsáveis por questões como ética e segurança, entre outros.

Softwares gratuitos que podem ser usados para criação de wikis:

MediaWiki

MoinMoin Wiki Engine

Twiki