quarta-feira, agosto 23, 2006

PalmSource divulga biblioteca com softwares de código aberto

Por Sumner Lemon*, para o IDG Now!

Pequim - Biblioteca de código aberto lançada auxilia desenvolvedores a criarem aplicações móveis baseadas no banco de dados SQLite.

A PalmSource desenvolveu uma biblioteca de softwares em código aberto, designada a auxiliar desenvolvedores de aplicações móveis a criarem arquivos baseados no banco de dados SQLite.

A PalmSource, subsidiária da Japan Acess, divulgou a biblioteca, chamada de "libsqlfs", sob a Licença Geral Pública Lesser na LinuxWorld Conference e Expo, em São Francisco. A biblioteca é compatível com as especificações OMA-DM (Open Mobile Alliance – Device Management) para celular.

A biblioteca "libsqlfs" foi desenvolvida como um dispositivo de extensão do SQLite para o Access Linux Plataform. A biblioteca pode salvar e restaurar aplicações e preferências de sistemas salvas no banco de dados. Para acessar o novo serviço, acesse o site da PalmSource.

Além do anúncio do novo serviço, a PalmSouce também divulgou a aliança com Acess Developer Network, uma companhia que dá suporte ao desenvolvimento de aplicações para celulares baseadas na plataforma Linux. O grupo irá ajudar desenvolvedores do Linux e da Palm OS a produzirem mais aplicações para esta plataforma.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Pequim.