sexta-feira, dezembro 21, 2007

Procurando um computador “só para o básico”?


Não é incomum meus amigos e familiares virem comentar comigo que querem comprar um computador novo e e pedirem conselhos. Qual é o melhor? Sempre respondo que depende do que eles esperam do computador e como pretendem usá-lo e, em 90% dos casos, a resposta é sempre a mesma: “Ah, é só pro básico!”
O engano mais comum que eu vejo é as pessoas acreditarem que, realmente, vão usar seus computadores “só pro básico” e, por isso, procurarem o mais barato possível. Hoje em dia, o uso “básico” não é tão básico assim. Pelo contrário, o básico, o dia-a-dia, é bastante sofisticado, e exige um poder de processamento razoável.
Vamos imaginar um cenário corriqueiro: você liga seu computador, abre o seu navegador e começar a navegar por alguns websites. Nesse momento, um amigo seu inicia um papo pelo MSN Live, te manda um link para um video no YouTube e você ainda se lembra que precisa mandar um email: abre seu MS Outlook ou entra no seu webmail. Tudo isso, claro, enquanto ouve música em MP3, que ninguém é de ferro no seu player favorito. E, rodando no background, você deve ter um bom antivírus, eu espero.
Bem básico e corriqueiro, não é? No entanto, ao fazer tudo isso ao mesmo tempo, você está usando programas pesados, que precisam de um bom equipamento para rodar sem lentidão ou engasgos. No mínimo, é preciso ter um processador capaz de executar todas essas tarefas – básicas!? – simultaneamente, e é preciso ter memória suficiente.
Se pensarmos em outras atividades super comuns, como brincar com o Google Earth, ver mapas e rotas na Internet, jogar alguns games muito populares etc., vemos que essa história de “eu só faço o básico” é puro mito.
Outra coisa importante a se considerar na hora de comprar um computador ou notebook novo é a proteção do seu investimento. Computadores não são baratos, por isso é bom ter certeza de que ele vai satisfazer as suas necessidades pelo maior tempo possível. Na maioria dos casos, vale a pena investir um pouco mais agora para comprar um computador melhor, do que ter que trocar seu computador por um novinho em 2 anos porque ele já não aguenta fazer as coisas que você quer que ele faça. Afinal, se o básico já não é básico hoje, imagine daqui a 2 anos?
Na hora de escolher seu novo computador ou notebook, lembre-se que os seus modelos de uso provavelmente não são tão básicos quanto você acredita, e tendem a ficar cada vez mais sofisticados. Ninguém merece computadores lentos e que engasgam o tempo todo!