segunda-feira, maio 07, 2007

O que são mashups?

Por Rodrigo Leme

Antes de continuarmos com o Ruby, resolvi falar um pouco sobre mashups. Você certamente notou que de uns tempos pra cá, a maior parte das empresas que trabalha com open source disponibiliza API's para acessar diretamente seus serviços, ou pelo menos parte deles. Bem, isso é ótimo para nós desenvolvedores pois podemos tirar proveito desses serviços dentro da nossa própria estrutura tecnológica.
Mashups nada mais são do que aplicações web ou sites que misturam essas API's e têm como resultado final um novo serviço para o usuário. Para entender melhor, imaginei uma situação que poderia ser resolvida com o desenvolvimento de um mashup.
Imagine que você queira monitorar alguns funcionários da sua empresa que trabalham na rua. Esses funcionários andam com telefones que têm GPS. Isso aqui no Brasil ainda é pouco comum, mas lá fora não. A empresa fornecedora do celular GPS tem um web site para você acessar as coordenadas de onde o aparelho procurado se encontra.
Essa empresa disponibiliza também em seu site, como parte do serviço, uma API que permite que você obtenha essas coordenadas. Você desenvolve então uma aplicação que usa essa API em conjunto com a API do Google Maps e tem como resultado final um endereço para o presidente ver onde estão todos seus funcionários de uma vez só.
Claro, isso tudo foi imaginação, mas é totalmente possível. Se você entende Inglês, recomendo assistir esse vídeo que explica muito bem o conceito.