terça-feira, maio 08, 2007

Governo faz acordo para baratear uso da web

Por G1 Tecnologia
Um acordo firmado entre o Ministério das Comunicações, as operadoras de telefonia fixa Brasil Telecom, Oi, Telefónica e CTBC, e a Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) promete baratear o custo do acesso discado à internet no Brasil. Depois de 18 meses de negociações, ficou acertado que as operadoras oferecerão um pacote de 10 horas por mês ao preço de R$ 7,50, já incluídos os impostos. "O desconto é de cerca de 80% em relação ao preço que é cobrado atualmente", estima o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
A idéia deverá ser colocada em prática até julho deste ano, quando entrará em vigor a alteração na forma de cobrança da conta de telefone: de pulso para minutos. "Mais dois ou três milhões de pessoas passarão a ter acesso à internet", acredita o ministro. Segundo ele, serão beneficiados principalmente os moradores do interior do país. As operadoras ainda precisam de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para oficializar a criação do acordo. O pedido será enviado à agência nos próximos dias.
Poderão ter acesso ao benefício qualquer consumidor que optar pelo Plano Básico de sua operadora, que dá direito a 200 minutos de ligação. Esses 200 minutos não fazem parte das seis horas de internet do pacote. "Se o cliente quiser, ele pode usar, além das seis horas, mais os 200 minutos já incluídos no Plano Básico", explica o presidente da Abrafix, Jose Fernandes Pauletti.
A regra que garante aos usuários pagar por apenas um minuto em qualquer ligação feita a partir das 14h de sábado até as 6h de segunda-feira e de 0h às 6h todos os dias continua valendo. "Quer dizer: o consumidor não terá apenas seis horas de acesso à internet, mas, se usá-la nesses períodos promocionais, terá muito mais do que isso", diz o ministro Hélio Costa.
Pauletti diz que esse é o primeiro pacote promocional de internet discada lançada no Brasil. "A pedido do governo Federal, criamos esse incentivo de inclusão digital."