segunda-feira, maio 07, 2007

Ainda não usa RSS e nem sonha o que é OPML? Tá por fora!

Por Rodrigo Leme
A rotina de profissionais de diferentes áreas não é muito diferente quando o assunto é ir atrás de informações. Uns ainda optam em assinar o sujo jornal que chega com informações do dia anterior e outros chegam ao trabalho e visitam os principais portais de notícias. Temos ainda os mais atentos que visitam sites internacionais e blogs que realmente acrescentam algo.
O tempo "gasto" com essa leitura diária é considerável, porém, indispensável. O que todos os sedentos por informação deveriam saber é que não é necessário ficar indo de site em site para saber as novidades, e ainda, é possível reduzir consideravelmente o tempo gasto e continuar bem informado.
Certamente vocês já viram por aí comentários sobre RSS mas, como o tempo urge, ainda não pesquisaram sobre o assunto. Pois bem, o RSS pode mudar sua vida. Imagine que você tivesse apenas um lugar onde você pudesse facilmente acessar todas as informações que você julga mais importantes para seu dia-a-dia. O RSS e os agregadores de feeds permitem isso.
Agregadores são programas que permitem que você acrescente feeds RSS nele e, eles mostram de forma organizada as informações contidas nesses feeds. Mas o que são esses feeds? Bem, os principais sites disponibilizam seu conteúdo de uma ou mais formas e o feed RSS é uma dessas formas. RSS é um padrão para distribuição de conteúdo que serve apenas para programas entenderem.
Agora você já sabe o que é agregador e também o que é RSS. Falta apenas começar a tirar proveito dessa tecnologia. Existem dois tipos de agregadores, os on-line e aqueles que você precisa instalar no seu micro. Entre os on-line, cito o Google Reader - que é o que estou usando atualmente - o NetVibes e o famoso BlogLines. Para instalar, você pode tentar o FreeReader que é razoável. Além desses, têm também embutidos ou como extensão no Firefox, no IE 7.0 e no Thunderbird.
A vantagem de usar os on-line é enorme, principalmente para quem usa vários micros. Faça a sua inscrição em um deles e comece a caçar os RSS's dos sites que você mais acessa e acrescente esses feeds no seu agregador. Depois disso, você chegará todo dia cedo no seu trabalho e acessará apenas um programa que mostrará, de forma organizada, todas as informações que você considera mais relevantes em apenas uma página. É fantástico!
Depois de um certo tempo, você vai notar que a quantidade de feeds que você terá em seu agregador vai ficar bem grande e você poderá enfrentar dificuldades caso queira mudar de agregador. É aí que entra o OPML. Os bons agregadores permitem que você exporte ou importe sua lista de feeds. Isso é muito útil quando você quiser mudar de agregador e ainda, quiser compartilhar sua lista com seus amigos. O OPML é o formato que os agregadores usam para exportar e importar sua lista.
Tanto o RSS como o OPML são padrões XML e são usados para organizar informações. O RSS contém listagens de notícias, artigos, posts ou outros tipos de conteúdo, normalmente com títulos, datas de publicação, descrição e muitas vezes até o texto inteiro. O OPML, por sua vez, é uma listagem de feeds RSS que têm o endereço de determinado RSS bem como seu título.
Como a maioria dos sites sobrevive de audiência, qual a vantagem que eles têm de disponibilizar um feed RSS? No feed, você pode colocar uma notícia inteira ou apenas o título e uma breve descrição, que é o que normalmente é feito. Você recebe no seu agregador um pedaço da informação e caso queira por completo, terá que acessar o site. Isso é feito com apenas um clique na própria notícia dentro do agregador, aí você vai para a página que têm o conteúdo completo no site de origem da informação.
Para os que gostam do significado de acrônimos:
RSS: Really Simple Syndication ou Rich Site SummaryOPML: Outline Processor Markup Language
Vejam também:
- Os feeds RSS do IDG Now!
- O ícone usado para o OPML
- Um validador de OPML