terça-feira, maio 08, 2007

A construção do próximo império

Por Alan Deutschman
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia e carrasco das enciclopédias feitas de papel, tem mais um gigante em sua mira: o Google. Seu novo projeto promete mudar o modo como fazemos pesquisas na internet. Será que ele conseguirá vencer o monstro?
Em meados do ano passado, sir Richard Branson, o aventureiro e empreendedor por trás do conglomerado Virgin, convidou uns poucos amigos - notáveis como o arcebispo Desmond Tutu, o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, o cantor Peter Gabriel e um dos fundadores do Google, Larry Page - para relaxar alguns dias em Necker, sua ilha particular no Caribe. Branson também chamou Jimmy "Jimbo" Wales, o criador da Wikipédia, a enciclopédia online gratuita e aberta a qualquer um para ser reescrita e editada. Agora, quando Wales fala sobre aquela semana emocionante, ele rapidamente menciona como ganhou de Page em uma corrida de barcos em volta da ilha. Mas sir Richard aumentou as apostas quando convidou as duas estrelas da internet para algo mais amedrontador e perigoso: kite surf.
Até alguns meses atrás, se você pesquisasse por "kite surf" no Google, o primeiro resultado seria um artigo da Wikipédia que descreve os prazeres do esporte - pular e voar a partir da superfície da água para o ar livre, puxado por um pára-quedas poderoso a velocidades de até 50 km/h -, assim como seus perigos: "Uma aterrissagem malfeita pode resultar em um impacto que pode levar a um ferimento grave ou morte", diz o texto da Wikipédia em inglês.
Enquanto o veterano Page exibiu seus saltos, um invejoso Wales fez aulas para iniciantes com os funcionários de Branson. Quando você começa a aprender o esporte, gasta muito tempo arrastando o próprio corpo - o pára-quedas puxa o seu torso com força pela água. É humilhante, mas Wales persistiu. "Não posso dizer que consigo praticar kite surf, mas foi divertido", ele diz. "Parecia fácil quando comecei. Era tipo: 'Eu posso entender como isso funciona'." Mas o tempo ficou feio, Wales não entrou mais na água e não igualou as façanhas de Page.
Matéria completa aqui.