domingo, abril 08, 2007

Criador do Excel no espaço!

Por Maria Golovnina, da Reuters - Fonte Info
Charles Simonyi, programador do Word e Excel, anunciou que fará uma viagem ao espaço. Simonyi, nascido na Hungria, usou um computador criado na União Soviética para aprender a programar, décadas atrás, agora prepara-se para descolar a bordo de uma aero nave da era soviética, sábado 7 de Abril. Ele foi um dos criadores dos programas Excel e Word, que integram o pacote Office, da Microsoft.“O círculo fechou-se. Estamos de volta ao futuro, e isso é óptimo”, disse Simonyi, um dos pioneiros de software da Microsoft, a jornalistas no cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, também construído na era soviética.
“Acredito que a melhor coisa seja o facto de que agora o programa russo é um dos mais abertos”, afirmou ele.Simonyi levará velhas fitas de papel do seu computador soviético Ural-2 ao espaço, depois de as conservar durante muito tempo como recordações.
Depois de emigrar para os Estados Unidos, começou a trabalhar para a Microsoft, então uma empresa iniciante, em 1981 e fez fortuna desenvolvendo os aplicativos que terminariam por ser os mais lucrativos da empresa.
Simonyi, 58, vai descolar para a Estação Espacial Internacional na companhia de dois cosmonautas russos, Fyodor Yurchikhin e Oleg Kotov, a bordo da Soyuz TMA-10.
Simonyi pagou cerca de 25 milhões de dólares pela aventura de 11 dias de duração e passou diversos meses se preparando para o voo, fez treino físico e aprendeu russo num centro de treinoo da era soviética conhecido como Cidade das Estrelas, perto de Moscovo.
Simonyi também levará alguns livros para começar uma biblioteca na estação espacial, além de gravações digitais de música clássica, dos Beatles e dos Rolling Stones. Em passeio pelo centro de Baikonur, Simonyi parecia relaxado, e trocava piadas com os seus colegas de voo.
“Vai ser um óptimo dia”, disse. “Mal posso esperar. Todos estão felizes.”