sexta-feira, abril 13, 2007

Robô Drink serve bebidas no Salão de Robótica

Por Felipe Munhoz, Redação Terra.
O Salão Internacional de Robótica e Inteligência Artificial apresenta robôs cada vez mais próximo dos seus criadores: os humanos. Nos 60 estandes de exposição, não é raro encontrar robôs que dançam, cantam, tocam piano e jogam futebol. No entanto, não há como não se impressionar com uma máquina com mais de dois metros de altura que faz drinks como um bom barman. O Robô Drink é capaz de colocar as bebidas na coqueteleira, misturar e servir na jarra para a apreciação do público.
Desenvolvido pela empresa italiana Comau Robotics, o PressBooster NH é, na verdade, um robô industrial especializado em paletização e transferência entre prensas. A empresa faz parte do grupo Fiat e possui maquinas que suportam de seis a 800 quilos.
Enquanto faz as bebidas, o Robô Drink interage com os visitantes e faz a mistura no ritmo da música. "A idéia de montar este bar é mostrar a precisão que um robô pode ter. Além de exercer funções dentro de uma fábrica, um robô robusto como este também pode ser preciso", explicou o consultor da Comau Daniel de Faria Diniz.