quinta-feira, março 15, 2007

Diferenças entre Spyware e Adware

Spyware, diferentemente do que muitos pensam, não é algo novo. Durante o tempo em que spyware era um termo pouco utilizado, poucos sequer sabiam da sua existência ou como um programa poderia ser classificado como spyware.
Depois que surgiu o software Ad-Aware para detectar os spywares e os adwares, a maioria das pessoas simplesmente levou spyware como sinônimo de adware, principalmente porque vários adwares são também spywares.

Por outro lado, é possível traçar uma linha sólida para diferenciar spywares e adwares. Na realidade, um não tem nenhuma relação com o outro, fora o fato de que ambos termos se popularizaram juntos.
"Adware" (advertising-supported software) é o nome genérico pelo qual programas que exibem anúncios são conhecidos. Seus desenvolvedores normalmente os oferecem na Internet como "freeware" e incluem linhas de código adicionais para exibir propaganda. É uma forma de tornar economicamente exeqüível o desenvolvimento de produtos úteis, sem custos diretos para seus usuários finais.
"Spyware" são os programas que se instalam na máquina sem que esta tenha sido a intenção do usuário e que utilizam a conexão com a Internet para transmitir informações de qualquer natureza sobre o referido usuário, sem a sua anuência explícita.
Inconvenientes
Boa parte dos programas adware assumem caracteríticas de spyware, na medida que transmitem informações sobre o usuário da máquina em que estão instalados, supostamente em proveito dos patrocinadores. Isto nem sempre é declarado nas condições de aceitação do programa, exibidas por ocasião de sua instalação (e que, devemos admitir, poucos lêem). Face às ameaças atuais, deve-se restringir as possibilidades de qualquer programa com acesso à Internet ao mínimo indispensável para que ele cumpra sua finalidade declarada. Informações transmitidas a partir de uma estação de trabalho, sem o conhecimento de seu usuário, sempre serão inconvenientes: na melhor das hipóteses, violam sua privacidade (exemplo: histórico de acesso às páginas Web). Não deve ser descartada a possibilidade de que um programa gratuito aparentemente interessante, desenvolvido por alguém mal-intencionado, instale spyware capaz de armazenar toques de teclado e roubar senhas do usuário.
Em qualquer hipótese, haverá tráfego que não atende ao interesse do usuário e que torna mais lenta sua conexão, perturbando o seu trabalho e mesmo aumentando sua despesa, no caso de linha discada.
Como evitar "adware" e "spyware"
Há produtos muito eficazes, de fácil instalação e utilização, disponíveis na Internet, existem softwares gratuitos e pagos. Veja uma seleção desses utilitários:

1) Webroot Spy Sweeper 5.3
Este programa, uma vez instalado, impede a entrada de spywares conhecidos, bem como detecta e remove aqueles que já tenham sido admitidos. O usuário pode programar a periodicidade, o horário e o tipo de varredura a ser executada.O programa conta, ainda, com mecanismo de atualização automática de updates publicados pela Webroot.
Webroot Spy Sweeper detecta e remove spywares, adwares e trojans de seu computador.O programa traz a proteção que programas tradicionais de anti-vírus e firewalls não fornecem contra spywares, ele ainda garante proteção 24Hs.
Como o anterior, este utilitário detecta e remove a maior parte dos programas-espiões conhecidos.Embora esta versão gratuita não seja tão poderosa quanto o programa anterior, requer menos decisões por parte do usuário, o que o torna de uso mais fácil pelos menos experientes.Clique no título deste item para baixar o programa.

3) SpyBot Search&Destroy
O programa é capaz de detectar e remover uma vasta gama de spyware e adware, com base em lista de ameaças bastante completa. Além disso o utilitário é capaz de resguardar sua máquina contra a instalação de programas espiões. É uma grande opção para os que querem evitar problemas.Clique no título deste item para baixar o programa.