segunda-feira, setembro 18, 2006

Empregos em TI mudam de perfil

Por Redação do Computerworld*
Publicada em 12 de setembro de 2006 às 11h16

Framingham - Analistas destacam quais profissões estarão em alta neste setor nos próximos anos.

Os profissionais de TI mais requisitados pelas corporações no ano de 2010 provavelmente não serão aqueles com habilidades técnicas arraigadas. Nos Estados Unidos, as funções mais práticas de programação e suporte terão sido totalmente terceirizadas no país ou de forma offshore até o fim da década. Os departamentos de TI serão povoados por “profissionais versáteis” – indivíduos que têm background em tecnologia, mas também conhecem a área de negócio a fundo, elaboram e executam planos de tecnologia em sintonia com o foco da empresa e cultivam muito bem relações dentro e fora da organização.

Este é o cenário desenhado por três empresas de pesquisa que fizeram uma projeção de como será o mercado de TI em 2010 – o ano que marca o ápice da década dos profissionais versáteis. Mas o que está provocando esta evolução? Dentre os vários motivos encontrados estão as mudanças de comportamento do consumidor, aumento de fusões e aquisições, terceirização, proliferação de dispositivos móveis e crescimento do volume de dados armazenados.

Além disso, também é um consenso o fato de que as habilidades exigidas para desempenhar estas funções técnicas no futuro serão desenvolvidas fora da área de TI. Algumas destas habilidades virão de talentos artísticos, excelência em matemática ou até capacidade de falar em público, produzindo uma combinação de características pessoais que não costumam ser vistas no mundo de TI.

Este novo mundo vai reunir expertise em áreas como engenharia financeira, tecnologia e matemática, gerando a próxima leva de ferramentas e tecnologias criativas. Google, eBay e Yahoo já estão contratando gurus em matemática, análise financeira, engenharia e tecnologia que vão criar algoritmos imaginativos para suprir as necessidades online de usuários. A National Academy of Sciences identificou uma área de conhecimento emergente que combina capacidades tecnológicas com habilidades artísticas e criativas. O desenvolvimento de jogos para computador é um exemplo de como isso pode ser aplicado na prática.

*Tradução do Computerworld/EUA