quinta-feira, setembro 21, 2006

Acesso à tecnologia WiMAX de conectividade sem fio em banda larga

Por Redação INTEL

O que é WiMAX

WiMAX (World Interoperability for Microwave Access, Inc.) é uma família de tecnologias baseadas nos padrões de conectividade sem fio do IEEE 802.16. Atualmente, há dois tipos principais de WiMAX, WiMAX (802.16d-2004) fixa e WiMAX móvel (802.16e-2005). WiMAX fixa é uma tecnologia de ponto-multiponto, enquanto a WiMAX móvel é uma tecnologia de multiponto-multiponto, semelhante à infra-estrutura de um celular. As duas soluções foram projetadas para oferecer serviços onipresentes de conectividade sem fio em banda larga de alta throughput, com baixo custo.

A WiMAX móvel é baseada na tecnologia OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) que possui vantagens inerentes em termos de latência, eficiência espectral e suporte avançado para antenas, propocionando, em última análise, mais desempenho do que as tecnologias de conectividade sem fio atuais de área estendida. Além disso, as tecnologias de conectividade sem fio 4G da próxima geração estão evoluindo para o OFMDA e para redes baseadas em IP, porque são ideais para oferecer serviços de dados de conexões sem fio com custos reduzidos.

Visão da Intel sobre a WiMAX
WIMAX é uma solução tecnológica avançada, baseada em um padrão aberto, desenvolvida para atender a essa necessidade, mas com baixo custo e de modo flexível. As redes WiMAX são otimizadas para dados de alta velocidade e estimularão a inovação em serviços, conteúdo e novos dispositivos portáteis. Todos nós contatamos que o mundo está adotando a conectividade sem fio, e a WiMAX está otimizada para a banda larga sem fio de alta velocidade, baseada em IP, que propiciará uma experiência superior em Internet de banda larga sem fio móvel.

A Intel também está trabalhando para padronizar a WiMAX e WiFi nas plataformas de notebook baseadas na tecnologia Intel Centrino. Onde quer que você encontre a WiFi hoje em dia, muito provavelmente verá a WiMAX amanhã. Colocar as duas lado a lado propiciará ao usuário o que há de mais moderno em banda larga móvel de alta velocidade. A Intel acredita que a WiMAX, com suas vantagens técnicas e financeiras, tem tudo para uma tendência predominante de adoção da banda larga pessoal.